Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA ALIMENTAR

Governo do Pará entrega cozinha comunitária em Xinguara, sudeste paraense

Com produção diária de 100 refeições, espaço vai beneficiar, por mês, mais de duas mil famílias em situação de vulnerabilidade social

Por Camila Santos (SEASTER)
13/05/2022 18h22

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), entregou nesta sexta-feira (13) uma cozinha comunitária no município de Xinguara, no sudeste do Pará. Com produção diária de 100 refeições, o equipamento público vai beneficiar, por mês, mais de duas mil famílias em situação de vulnerabilidade social. Essa é a primeira cozinha comunitária entregue nesta gestão.

O governador Helder Barbalho esteve no ato de entrega e reforçou a importância da entrega do espaço, que há mais de uma década constava somente como um projeto.

“Um projeto de meados de 2008. Passados praticamente 15 anos, vários governos, empresas, e quando você para uma obra dessa, você para o sonho de uma população. No dia do aniversário de Xinguara, 40 anos desse município, estamos aqui cumprindo com a nossa obrigação de resgatar o sentimento de orgulho da população”, destacou.

As obras de construção do espaço e a aquisição de equipamentos foram realizadas por meio de convênio entre a Seaster e o Ministério da Cidadania. A operacionalização é de responsabilidade dos gestores municipais. As refeições serão ofertadas gratuitamente para famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, encaminhadas e acompanhadas pelo CRAS.

Luciana Remor é secretária municipal de assistência social“A cozinha é um projeto de assistência social entre a Seaster e a Prefeitura que vai beneficiar pessoas atendidas pelo CadÚnico, cadastradas pelo CRAS. Elas receberão uma carteirinha e poderão vir fazer as suas refeições. O espaço também servirá para cursos, capacitações, eventos e etc. O projeto iniciou em 2008 e foi abandonado. Mas na gestão do governador Helder Barbalho, foi retomado e agora entregue” destacou a secretária de assistência social de Xinguara, Luciana Remor.

O prefeito de Xinguara, Moacir Faria, ainda frisou que “este projeto estava parado há mais de 10 anos e com a gestão do governador Helder Barbalho, em menos de 40 dias obteve uma resposta positiva. A cozinha toda estruturada, da melhor qualidade possível. Um benefício para as pessoa mais necessitadas”.

Moacir Faria é prefeito de XinguaraAlém de promover ações de educação alimentar e nutricional, a cozinha busca proporcionar uma alimentação de qualidade, diversificada, economicamente acessível e rica em nutrientes, além de ser usado como um espaço para capacitar e gerar emprego e renda para a população do município. 

O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, e também oferecerá atividades educativas, formativas e produtivas, como a capacitação de mão-de-obra para o setor de produção de alimentos, em articulação com programas de geração de emprego e renda.

“Hoje podemos dizer que é um dia muito feliz. Ao entrarmos nessa gestão, nós revisamos todo esse convênio e investimos para chegar onde chegamos para hoje chegar e entregar este equipamento que beneficiará pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional” completou a diretora da Seaster, Nazaré Costa. 

A cozinha comunitária fica localizada na Rua Marechal Rondon, esquina com a rua João Luís P. Carvalho, bairro Novo Horizonte.