Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Novo Hospital Regional Público do Leste começa a se tornar realidade, em Paragominas

Governador assina termo de compra e desapropriação de Hotel para transformá-lo na nova unidade hospitalar do sudeste estadual

Por Melina Marcelino (SESPA)
14/05/2022 15h05

A cidade de Paragominas vai ganhar um novo hospital regional, e a dona de casa, Ivanilde Menezes, celebra a notícia. “Quando eu vi essa informação nas redes sociais eu fiquei muito feliz, vai ser fantástico pra gente, morador de Paragominas. Eu fiz uma cirurgia no joelho, precisei de atendimento e tive que ir pra Belém. Eu acredito que esse hospital vai ter uma estrutura muito maior, vai atender muito mais pessoas, vai ser muito melhor tanto para os moradores quanto para quem vem de fora e precisa de atendimento”.

Em Paragominas, na manhã deste sábado (14), o governador do Estado, Helder Barbalho, assinou o termo de compra e desapropriação do Hotel Regente, para transformá-lo no novo Hospital Regional Público do Leste. Com a chegada da nova unidade, o atual Hospital Regional Público do Leste de Paragominas, que está em funcionamento administrado pelo Estado, passará a ser um hospital administrado pela gestão municipal.

Segundo o governador, Paragominas ganhara um novo hospital, com uma estrutura maior e mais bem equipada. A nova unidade hospitalar vai ampliar o número de leitos disponíveis na cidade, além de aumentar a capacidade da região no atendimento de média e alta complexidade. 

“Hoje é um dia de felicidade, nós estamos escrevendo um capítulo fundamental para que esta região tenha atendimento de saúde de qualidade. Estamos falando de um novo hospital, que poderá tratar especialidades médicas que o enfermo não precise mais se deslocar para Belém ou outras localidades para ser atendido, descentralizando com isso as referências em saúde e acima de tudo, valorizando as pessoas”, disse o governador.

Nair dos Santos Souza, cozinheira aposentada, é baiana, mas mora em Paragominas a 30 anos, foi uma das pioneiras da cidade, e hoje se diz muito feliz com as melhorias que o governo tem feito na saúde em Paragominas, “nós estamos muito felizes, a gente tem muito a agradecer, porque vem melhorias pra gente. Vai melhorar cada vez mais, vai diminuir as nossas despesas de deslocamento”, avalia dona Nair.

O novo hospital será localizado no bairro Promissão I, levando serviços de saúde e outras melhorias para os moradores do local, como Giovana Alencar, cabeleireira, de 26 anos. “Vai ser muito bom, em 2020 meu pai sofreu um acidente e precisou de atendimento, ele mora no interior, e agora meu pai vai ter atendimento bem perto da minha casa, além disso a vai ter mais leitos uma quantidade maior de pessoas será atendida, e meu negócio vai melhorar, o hospital vai trazer movimento para região” espera Giovana.

O projeto do novo hospital de Paragominas ainda está na fase de estudos técnicos, mas a aquisição do hotel e do terreno no qual se encontra é uma opção menos onerosa para o Estado, já que a estrutura de quatro andares do hotel será inteiramente aproveitada, recebendo as alterações necessárias para o pleno funcionamento de um hospital no prédio. Além dos quartos já apropriados para a internação de pacientes, espaços como as áreas comuns, cozinha e serviços gerais já possuem estrutura básica para o funcionamento de serviço hospitalar, necessitando da execução de serviços de adaptação. 

Além da compra do prédio, será adquirido o terreno no qual a construção se encontra, com o intuito de construir novas estruturas de apoio ao serviço hospitalar, além de permitir futuras expansões de leitos e demais espaços, caso seja necessário. 

O prefeito de Paragominas, Lucídio Lobato Paes, destaca a importância da parceria com o Governo do Estado para a construção do novo hospital. “A parceria se torna um marco de desenvolvimento para a região, ter um hospital regional, com maior capacidade, mais especialidades, isso mostra que a parceria tem que ser comemorada. Paragominas se destaca no desenvolvimento no cenário econômico do Estado do Pará e o governador, vendo isso não poderia deixar Paragominas fora de alguns empreendimentos que vão somar na estrutura e no planejamento estratégico do Estado” explica o prefeito.

Junto com a assinatura do termo de compra do hotel e do terreno, o governador realizou a entrega de três ambulâncias equipadas com UTI Móvel. Uma ficará em Paragominas, e as outras serão destinadas para os municípios de Dom Eliseu e Ulianópolis.