Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Famílias recebem título de terra definitivo na zona rural de Paragominas, neste sábado (14)

A concessão dos títulos integra a política de regularização fundiária do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), e foi materializada com a presença do governador do Estado

Por Dayane Baía (ARCON)
14/05/2022 15h29

Historicamente uma área que viveu conflitos agrários, a zona rural de Paragominas foi contemplada com a entrega de 40 títulos de terras definitivos a produtores rurais da região, neste sábado (14). O governador Helder Barbalho cumpre agenda no município e participou da ação.

"Estamos aqui para trazer investimentos nos mais diversos segmentos, inclusive, regularização fundiária. Investimentos que chegam para que possamos somar, unidos com Paragominas e toda Belém/Brasília, fazendo com que esse povo viva melhor e seja mais feliz", destacou o chefe do poder executivo.

Entre as contempladas estavam mãe e filha, Raimunda Nonata Souza Alves e Maria Souza Alves, que vivem há 25 anos na área e só agora puderam ter a regularização fundiária. 

O governador e comitiva comemoram a entrega de títulos de terra entregues às famílias produtoras rurais em ParagominasMuito emocionada, Raimunda Nonata Souza Alves, celebrou o momento e diz que pretende aumentar a produção de mandioca e começar a plantar açaí, além da produção de gado leiteiro. “Espero que as coisas melhorem mais ainda. Criei essas duas filhas lá dentro no maior esforço e hoje sinto que estou eleita porque minhas filhas estão crescidas e recebi o título da terra”, comemorou a agricultora.

A filha dela, Maria Souza Alves, atua como serviço gerais em uma empresa porque até então era inviável viver da produção da terra, realidade que passa a mudar a partir da regularização. “Com o documento em mãos vou conseguir trabalhar na nossa terra mesmo. Foi uma conquista muito grande, inclusive minha mãe. Com esse documento facilita muita coisa, não tenho nem palavras para agradecer. Agora posso me dedicar à minha propriedade e me manter com meu esposo e minha família”, afirma Maria.

A concessão dos títulos faz parte da política de regularização fundiária conduzida pelo Instituto de Terras do Pará (Iterpa). O presidente da instituição, Bruno Kono, comentou a importância para o combate aos conflitos agrários em todo o estado. 

“O efeito que proporciona para as pessoas é de pacificação no campo. O conflito é gerado justamente pela falta de presença do Estado promovendo essa ação importante que é a regularização fundiária. Então a partir do momento que o Estado se faz presente através de um programa extremamente sério e eficiente, porque o trabalho que fizemos em 60 dias apenas e consegue entregar (os títulos), avançamos nessa agenda de pacificação do campo e condições com que esses produtores jurássico possam produzir em paz, possam prosperar, ir atrás de financiamento, promover a regularização ambiental, ou seja, ter a própria valorização não apenas do seu trabalho mas também do seu produto”, afirmou o presidente Bruno Kono. 

Ainda segundo o gestor, a regularização não é um ato em si mesmo, ou seja, não basta ter o título. “O título é uma fase extremamente estruturante e importante para o desenvolvimento das outras atividades, de toda a cadeia de produção. É a base sólida para segurança jurídica para você produzir. Então através dessa ação do Governo do Estado, ele mostra que realmente tem interesse e leva muito a sério a questão das cadeias produtivas, para valorizar o trabalho do homem do campo e, ao mesmo tempo, gerar produtos com sustentabilidade”, acrescentou o presidente.