Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Iasep orienta sobre pedidos de autorização de exame e cirurgia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/11/2017 00h00

O segurado José Alves da Silva, 68 anos, compareceu ao Instituto de Assistência dos Servidores do Pará (Iasep), nesta terça-feira (21), por volta de 8 h, para autorizar um exame de colonoscopia. Com a guia de solicitação de exames assinada e carimbada pelo médico, o documento de identificação e o cartão do Plano Iasep, o segurado foi atendido e teve o procedimento autorizado em alguns minutos. De acordo com a gerente de Regulação em Saúde do Instituto, Andréa Fontenele Alves, a documentação completa e a guia preenchida corretamente facilitam o acesso aos serviços.

A comerciante Nara Souza, 44 anos, precisou retornar à Central de Segurados para garantir a autorização de um procedimento ambulatorial para sua mãe, segurada do plano. Com apenas a guia de solicitação feita pelo médico, a comerciante não teve atendimento imediato porque deixou de apresentar os documentos necessários para obter a autorização.

De acordo com a gerente de Regulação, “a autorização do Iasep é obrigatória para a liberação dos procedimentos de alta e média complexidade”. A guia de solicitação tem prazo de validade de 30 dias, podenso ser renovada, uma única vez, por mais 30 dias, prazo em que o segurado deve realizar o procedimento solicitado na rede de serviços do plano.

Andréa Fontenele Alves informa que o plano autoriza os exames solicitados em consultas particulares. “Basta o segurado trazer a solicitação médica, devidamente carimbada e assinada pelo profissional, contendo todas as informações requeridas na guia do Iasep. Na Central, a solicitação particular será anexada à guia do Iasep, a ser autorizada para que o credenciado do plano possa atender ao pedido”, diz ela.

Requisitos - Para receber a autorização de exames, o usuário deve se dirigir à Central de Segurados, apresentando a guia de solicitação, assinada e carimbada pelo médico, constando o nome do paciente, a descrição do exame requisitado e o possível diagnóstico da doença.

Para liberação de cirurgias é necessário apresentar todos os exames realizados, que comprovem a necessidade de intervenção cirúrgica. Após a liberação da guia de internação hospitalar (GIH), o segurado tem prazo de 30 dias úteis para realizar a cirurgia. Para todos os procedimentos é obrigatório apresentar o documento de identificação do segurado e o cartão do plano Iasep.

Serviço: As autorizações de exames e cirurgias são liberadas na Central de Segurados do Iasep - Avenida Gentil Bittencourt, 2175, Bairro São Braz, em Belém, das 8 às 15 h. Mais informações no site www.iasep.pa.gov.br