Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

'Detran nas Empresas' envolve trabalhadores no Maio Amarelo

Em Belém, o órgão estadual de trânsito realiza uma série de atividades mobilizando para a prevenção a acidentes no tráfego

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
16/05/2022 16h32

Palestra da equipe de educação do Detran na empresa Mônaco Moto Center, em BelémO Departamento de Trânsito do Estado (Detran) continua realizando ações em alusão ao Maio Amarelo, mês de mobilização e prevenção a acidentes de trânsito. Como parte da programação, o órgão realizou na manhã desta segunda-feira (16), o projeto "Detran nas Empresas". A ação consiste em levar informações e conscientização para funcionários de empresas privadas. 

O Detran nas Empresas ocorre o ano todo, mas neste mês intensifica a programação do Maio Amarelo para expandir as ações educativas nas instituições. Desta vez ocorreu em uma empresa do segmento de veículos de duas rodas, localizada na avenida Augusto Montenegro, em Belém. A equipe de educação de trânsito do Detran comandou a palestra, mostrando aos funcionários a importância da responsabilidade no trânsito e a atenção que todos devem ter aos fatores de riscos de acidentes.

Segundo o analista de trânsito do Departamento, João Veiga, 70% das vítimas que dão entrada no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência de Ananindeua são motociclistas, daí, segundo ele, a importância de multiplicar a educação para o trânsito entre trabalhadores e clientes desse segmento. “A maioria das pessoas se desloca de motocicletas, então o Maio Amarelo é um bom momento para passarmos essa mensagem de sensibilização e focar sobre os cuidados, a responsabilidade e a observação dos fatores de risco e, assim, salvar vidas”, explica João Veiga.

Para o diretor comercial da empresa, José Guerreiro, a parceria com o Detran é fundamental para trocar conhecimento e disseminar a conscientização tanto para os funcionários como para os clientes. “Todos os meses são feitas palestras para conscientizar os clientes e funcionários, e temos a expectativa que o aprendizado de hoje influencie, divulgando boas práticas e diminuindo os acidentes”, comentou. 

A assistente de Recursos Humanos, Mayara Vaz, ouviu atentamente e falou sobre a importância do tema abordado pelo Detran. “A palestra é de grande relevância, assim como o Maio Amarelo, pois são práticas a serem adotadas não só para um mês, mas no ano todo. Mesmo não sendo habilitada, pra mim é muito importante essa troca, para cuidar da minha segurança e das outras pessoas. Foi muito impactante ver as imagens dos acidentes e pensar que poderia ser eu ou alguém que conheço. E com certeza vamos levar essas informações para os nossos clientes”, garante.