Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA E SAÚDE

Marajó recebe Asfalto Por Todo o Pará e Sistema de Abastecimento

Mais de 10 municípios receberão melhorias na infraestrutura urbana com serviços de drenagem e pavimentação asfáltica

Por Lilian Guedes (SECTET)
16/05/2022 17h06

O programa ‘Asfalto Por Todo o Pará’ vai garantir a pavimentação em 12 municípios que integram a Região do Marajó. As ordens de serviços foram assinadas, nesta segunda-feira (16), em Soure, pelo governador Helder Barbalho e o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Ruy Cabral.

Desde o ano de 2019, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Obras, desenvolveu o programa para atender as demandas de acessibilidade, mobilidade urbana e segurança viária nos 144 municípios, proporcionando condições justas e mais apropriadas à população.

“Queria dizer da minha satisfação pelas ações do governo. São investimentos em saneamento, infraetrutura urbana e muitos outros. Hoje, por exemplo, assinamos abastecimento de água, levando mais qualidade de vida para a população. Só hoje, com asfalto e saneamento, foram investidos de R$ 62 milhões”, destacou o governador Helder Barbalho.    

Carlos Roberto é morador do bairro Tucumanduba, em Soure, e contou como é a rotina diária da população que precisa pisar na lama para sair de casa. “Hoje em dia, a gente enfrenta a lama no inverno. No verão é só poeira e no inverno é água por tudo que é lado, tanto numa quanto na outra, menos uma para nós já é mais do que como não tivesse nada hoje em dia. Estávamos esperando alguém que viesse para resolver a nossa situação aqui no bairro do Tucumanduba. A gente agradece porque queremos que asfalte o quanto antes, o povo quer ver pavimentação”, relatou o morador.

Além da pavimentação asfáltica, o Governo do Pará também assinou o convênio para a implantação do Sistema de Abastecimento de Água da Caixa D’água da 4ª rua no município de Soure. Raimundo Pereira, morador de Soure, fala das dificuldades com a distribuição feita pela Caixa D ́'água. 

“A dificuldade é grande porque a água aqui é muito precária e eu acho que se inaugurarem essa Caixa vai melhorar muito a situação, principalmente no Bairro Novo e da Macaxeira, onde a distribuição é ruim para quem tem chuveiro, é difícil tomar banho de chuveiro porque a água não sobe, inclusive aqui em casa tive que mandar cavar um poço porque eu não consegui manter o meu banheiro e não consegui água, aí tive que cavar um poço mesmo pra ter a minha água própria porque se dependesse dessa caixa d'água, nunca ia ter, nunca ia tomar banho”, conta o morador

O secretário de Obras do Estado e engenheiro civil, Ruy Cabral, destacou os importantes investimentos que estão sendo feitos para Soure e mais 11 municípios que integram a Região do Marajó. “Hoje, neste dia importantíssimo para a Região do Marajó, vamos assinar várias Ordens de Serviço para diversos municípios da região, em especial, hoje aqui, em Soure, três eventos importantíssimos: pavimentação asfáltica pelo "Asfalto Por Todo o Pará" e implantação e melhoria do sistema de abastecimento de água, que irá beneficiar 2.400 famílias que hoje se encontram em situação delicada. É fundamental que nós façamos investimentos na área da infraestrutura, tendo em vista a questão do saneamento, da sanitariedade do município e a precariedade da infraestrutura das diversas cidades da região", disse o titular da Sedop.

Além de Soure, foram assinadas ordens de serviço para a pavimentação asfáltica, por meio do programa ‘Asfalto Por Todo o Pará’ para 11 cidades que integram a Região do Marajó, como: Soure (3km); Portel (3km); Muaná (5Km); Bagre (2 km); Melgaço (2 Km); Chaves (2 km); Salvaterra (2 km); Anajás (2 Km); Cachoeira do Arari (2Km); Gurupá (2Km); Santa Cruz do Arari (2Km) e Oeiras do Pará (2Km). 

Todos receberão serviços de drenagem pluvial, terraplanagem, calçada e meio-fio, além de sinalização horizontal nas vias urbanas dos municípios. O prefeito de Soure, Guto Gouvea, ressalta os benefícios do governo do Estado para a região. 

“Mais uma vez, nosso governador vem aqui na nossa cidade para trazer benefícios. Hoje foram firmadas parcerias não só em Soure, mas também para Marajó de forma geral. Ele tem um olhar sempre carinhoso e diferenciado para nossa e isso faz com que ele se torne nossa maior liderança. Hoje, anunciamos inúmeros de benefícios, asfalto por todo o Pará, por todo Marajó, pavimentação asfáltica especial para Soure, programas para abastecimento de água para quase todos os municípios do Marajó. Enfim, são muitas melhorias, são muitos programas sendo lançados específicos para nossa região, isso faz com que o povo se alegre e que o nosso Marajó se desenvolva”, ressaltou  gestor de Soure.