Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICA PARÁ

Em Limoeiro do Ajuru, 100 alunos são certificados através de programa

Por Camila Santos (SEASTER)
17/05/2022 20h27

Em Limoeiro do Ajuru, no Baixo Tocantins, 100 alunos receberam o certificado do programa de qualificação profissional “Qualifica Pará”. Os concluinte dos cursos de Corte e Costura, Confeiteiro Básico, Manejo de Açaí, Cozinheiro e Mecânica de Motor a Diesel participaram da agenda com alegria e entusiasmo pela oportunidade de profissionalização.

Joseli Rodrigues tem 27 anos e foi aluna do curso de manejo de açaí. Ela conta que através do conhecimento a respeito da fruta, pôde colocar em prática e a finalização do curso tem o mesmo sentimento da conclusão de uma faculdade.

“No curso não importa se você é rico, se você é pobre e sim se você tem vontade de aprender. Eu como ribeirinha aprendi a como melhorar o nosso cultivo de açaí, ja que aqui não aprendemos com a técnica e sim pela cultura. E com o professor aprendemos coisas simples que fazem toda a diferença. Hoje já vemos, inclusive, a diferença no crescimento do açaizeiro, no cultivo, e vamos repassando a informação aos demais. Eu fico com a mesma emoção como se eu estivesse me formando em uma faculdade com todo esse conhecimento adiquirido. É uma grande oportunidade para nós que somos de uma região tão distante”, comentou.

Entre os objetivos do Qualifica Pará, destaca-se o incentivo à inserção e reinserção no mercado de trabalho, em especial às pessoas mais vulneráveis. O programa conta com um dos maiores investimentos em qualificação profissional já feitos pelo Estado. A primeira etapa está certificando 30 mil pessoas. A segunda etapa, já aprovada, deverá certificar mais 30 mil até final do ano.

“Eu hoje parabenizo os alunos do Qualifica Pará, e retribuo a esta cidade trabalhando para que seja uma cidade mais próspera, com mais oportunidades de geração de emprego, de renda”, pontuou o chefe do executivo.

A coordenação do Qualifica Pará está sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). Além da capacitação, o programa ainda prevê um microcrédito voltado aos educandos, para contribuir na compra de equipamentos e na estruturação do primeiro negócio, se houver interesse.

“Seguimos as nossas entregas, hoje aqui em Limoeiro do Ajuru, entregando às pessoas mais oportunidades de em breve abrirem os seus negócios, ou se inserindo no mercado formal, e a gente espera que nas nossas próximas visitas nós possamos encontrar pessoas que se qualificaram, que conseguiram o microcrédito do programa e estejam empreendendo com sucesso”, reforçou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.