Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABASTECIMENTO

Cosanpa inicia ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Viseu

Obra da Companhia de Saneamento do Pará beneficiará 35 mil habitantes do município, com o fornecimento de água potável

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
19/05/2022 13h49

Nesta semana, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) iniciou as obras de ampliação das redes de abastecimento do sistema de fornecimento de água de Viseu, nordeste de Estado. O trabalho visa a garantir melhorias no abastecimento para beneficiar 35 mil habitantes do município, um investimento de R$ 4,6 milhões do Governo do Estado.

O projeto compreende a perfuração de 10 poços tubulares com profundidade de 20 m³ (cada), que produzirá uma vazão total de 180 m³/h;  a implantação de uma adutora de água bruta com extensão total de 1.970m que levará água até a Estação de Tratamento de Água; construção de duas torres de carga com estrutura em concreto armado, volume de 10 m³ e diâmetro de 2,06 m, que vai pressurizar a água até a cisterna de 20 m³ a ser construída; e a construção de uma cisterna em concreto armado com volume total de 20m³ para armazenamento da água que será lançada através da adutora até a Estação de Tratamento de Água.

“Nesta primeira etapa, iniciamos a perfuração do primeiro poço, que será na Vila Mocambo, este é o primeiro dos 10 poços que serão perfurados, todos terão vazão de aproximadamente 20m³/h, profundidade de 30m”, explicou o engenheiro da Cosanpa, Enésio Moura.

A previsão é que a obra seja concluída em dezembro deste ano. Esse é mais um investimento do governo do Estado para melhorar a prestação do serviço de abastecimento de água dos moradores do nordeste do Pará.