Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Expedição "Saúde por todo o Pará" realizou mais de 300 atendimentos no território indígena Tembé Tenetehar

Por Laís Menezes (PC)
19/05/2022 21h02

Os indígenas dos territórios Tembé Tenetehar, localizado nos municípios de Tomé Açú e Capitão Poço, receberam a Expedição Saúde por todo o Pará, entre os dias 14 a 18 deste mês. O projeto é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Saúde Indigena e Populações Tradicionais (Cesipt).

Mais de 300 pessoas foram atendidas durante a ação. Foram disponibilizados serviços como atendimentos médicos, exames de bioquímica, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de especialidades como fonoaudiologia, fisioterapia, nutricionista, assistência social, testes para covid-19 e palestras de educação em saúde bucal. Houve também entrega de kits de saúde bucal.  

“Essas ações são muito importantes, pois o serviço de assistência acontece com respeito às Especificidades etnoculturais”, garantiu Tatiany Peralta, coordenadora do Cesipt. 

Todo o trabalho é realizado em parceria com A Universidade Federal do Pará (UFPA), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), Federação Estadual dos Povos indígenas do Pará (Feepipa), Conselho Estadual de Políticas Indigenistas (Consepi)