Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Sedeme acompanha as obras de mina de níquel em Conceição do Araguaia

Empreendimento no sudeste estadual tem previsão de empregar mais de três mil trabalhadores paraenses

Por Igor Nascimento (SEDEME)
20/05/2022 15h48

Consolidando o título de maior Estado produtor de minério do País, o Pará acaba de ganhar um novo e importante investimento do setor minerário. Na última quarta-feira (18), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) participou do evento que marcou o início das obras do Projeto Araguaia, uma mina de níquel localizada no município de Conceição do Araguaia, no sudeste do Estado, desenvolvida pela empresa Horizonte Minerals. 

O evento foi prestigiado pelo secretário adjunto da Sedeme, Carlos Ledo, e pela Diretora de Geologia, Mineração e Transformação Mineral da Secretaria, Poliana Gualberto, e também contou com a presença do CEO da Horizonte Minerals, Jeremy Martin, além de outros representantes da empresa, autoridades e fornecedores. 

Em atividade há mais de 10 anos em Conceição do Araguaia, com o novo empreendimento, a empresa agora realizará o maior investimento em níquel do país, com previsão de gerar mais de 3 mil empregos e 500 postos de trabalho na fase operacional. 

Segundo a Horizonte Minerals, 14,5 mil toneladas de níquel serão produzidas por ano na primeira etapa do projeto, tendo potencial para ampliar o montante ao longo dos anos, além de gerar fluxos de caixa livres pós-tributos de US$ 2,4 bilhões com preço de USS 16,4 mil por tonelada. No total 633 milhões foram captados para o empreendimento que está em fase de terraplanagem, com previsão de conclusão das obras para o final de 2023.

A empresa também divulgou que executará na mina o método de mineração a céu aberto, transportando o minério para uma planta de processamento e transformando-o em liga de ferroníquel. A empresa também informou que usará a tecnologia de calcinador rotativo e forno elétrico (RKEF), em operação em mais de 40 minas em todo o mundo e que responde por uma parcela significativa do níquel produzido anualmente.

O Brasil detém, atualmente, a terceira maior reserva de níquel do mundo e potencial de novas descobertas para atender um mercado já aquecido por conta do uso do níquel na produção de aço inoxidável e na fabricação de baterias para carros e energia solar.

Segundo Carlos Ledo, secretário adjunto da Sedeme, o projeto chega para reafirmar o protagonismo do Pará no setor mineral no país. “Ficamos felizes em ver um projeto dessa magnitude chegando ao Pará porque isso significa que teremos mais emprego, renda e dinamização do ambiente econômico aqui no Estado. Enquanto representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, não poderíamos deixar de prestigiar este momento que marca o início das obras da mina, pois sem dúvida trata-se de um projeto fundamental para o nosso Estado”, informou. 

Além da construção do Projeto Araguaia, a Horizonte Minerals também está avançando no estudo de viabilidade do Projeto Vermelho, que produzirá aproximadamente 15.000 toneladas de níquel e 600 toneladas de cobalto - na primeira fase de desenvolvimento -, para abastecer o mercado de baterias de veículos elétricos. 

O perfil combinado de produção da Horizonte Minerals, que durante a próxima década poderá produzir mais de 50.000 toneladas de níquel por ano, posiciona a empresa como um produtor globalmente significativo, desenvolvendo um novo distrito de níquel do Brasil no território paraense.

*Com informações da assessoria de comunicação da Horizonte Minerals