Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA URBANA

Governo do Pará entrega trecho do Canal das Toras, em Ananindeua

A via vai proporcionar mais mobilidade urbana, melhoria no fluxo e qualidade de vida para a população

Por Lilian Guedes (SECTET)
21/05/2022 12h36

Governador Helder Barbalho e comunidade comemoram entrega do Canal das Toras, que irá beneficiar a população de AnanindeuaCom aproximadamente dois quilômetros de extensão, a marginal do Canal das Toras, em Ananindeua, na Grande Belém, foi entregue à população, na manhã deste sábado (21). A obra faz parte de um convênio celebrado no ano de 2021 entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Obras Públicas (SEDOP) e a Prefeitura de Ananindeua, garantindo o desenvolvimento da infraestrutura urbana na Região Metropolitana.

O governador Helder Barbalho participou da cerimônia de entrega acompanhado da primeira-dama, Daniela Barbalho, e do prefeito, Daniel Santos. Os gestores caminharam por todo o trecho pavimentado.

“Uma obra importante, fruto de uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura que permite com que a região sul de Ananindeua, desde o bairro da Guanabara, Pedreirinha, Águas Lindas, Águas Brancas e Aurá, toda esta região possa estar com a urbanização do seu canal, aqui no Igarapé das Toras, garantindo com que não aconteçam alagamentos e, acima de tudo, a urbanização e integração de toda essa região com uma melhor alternativa da BR-316 para o escoamento do tráfego, fazendo com que a mobilidade urbana possa estar melhor”, ressaltou o chefe do executivo estadual. 

O Canal das Toras liga a rua 2 de junho - principal via do bairro de Águas Lindas - até a avenida principal do bairro do Aurá. O trecho recebeu serviços de drenagem de águas pluviais, terraplanagem, pavimentação asfáltica, sinalização viária e calçadas. 

 Alex Pontes é líder comunitário da comunidade Carlos Mariguela e agradece o Governo do Estado pela obra concluída e entregue para a população. 

“Aqui era um canal a céu aberto, cheio de lixo e agora se tornou realidade. Um sonho para nós, moradores, ter essa via feita pelo governador Helder Barbalho. Não tínhamos como passar por aqui, agora temos acesso, podemos caminhar, fazer exercícios e diversas atividades para a saúde da população. É um sonho se tornando realidade. Quando o Helder era prefeito de Ananindeua, ele já tinha esse projeto e agora, quando governador, ele voltou para concluir o projeto dele para nós, aqui na comunidade Carlos Mariguela, aqui no Aurá”, disse o líder comunitário. 

O secretário-adjunto de Gestão e Desenvolvimento da Sedop, Valdir Acatauassu, enfatiza que os serviços efetuados garantem melhorias para a população e o tráfego na região. 

“Esta obra irá melhorar não só a mobilidade urbana, mas serviços como os que foram executados no Canal das Toras, originários de um convênio entre Prefeitura e Governo do Estado, o qual temos saneamento básico, uma dragagem no canal, viabilizando o fluxo para o trânsito local ligando dois bairros grandes e importantes para a região, proporcionando mais qualidade de vida para a população”, concluiu.

Canal Maguariaçu

No último sábado (14), foi entregue o trecho do Canal Maguariaçu com 2,3 km de extensão, viabilizando a ligação entre a TV WE-31, no conjunto Cidade Nova 5, até a rua Cavalcante, que liga os bairros Centro e Guajará.

Ambas as obras interligam toda estrutura viária da cidade, contribuindo para o fluxo de veículos e pedestres, além de permitir que ações sociais possam adentrar a região para levar à população do entorno benefícios, como a emissão de documentos, atendimentos médicos. Na cerimônia de inauguração, a equipe do TerPaz Saúde levou alguns desses serviços para os moradores.

Marilda Braga, coordenadora da rede local cidadania no TerPaz, fala da importância de levar essas ações até a comunidade.

“A Sespa, através do TerSaúde, está trazendo para o bairro do Aurá serviços de atendimento médico, odontológico, palestras educativas sobre temas de saúde, saúde bucal. O Governo do Estado tem como meta descentralizar esses serviços  e trazer até a comunidade essa atenção básica, facilitando o acesso do paciente”, explica Marilda. 

Solange Silva é moradora há 4 anos do bairro do Aurá, na comunidade Paraíso de Deus. Além de conferir como ficou o canal, ela aproveitou para tirar sua carteira de identidade na ação do TerPaz.

“Fiquei sabendo do ação e vim tirar minha identidade e achei ótima essa iniciativa.  Quando me mudei para cá, isso era horrível e agora podemos andar, viver melhor, e tudo isso vai melhorar a vida da gente”, concluiu.