Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESEMPENHO

Hospital Materno-Infantil de Barcarena celebra 5 mil nascimentos

Materno-Infantil está localizado a 114 km de Belém e realiza atendimentos de média e alta complexidades, com atendimento 100% gratuito por meio do Sistema Único de Saúde

Por Governo do Pará (SECOM)
23/05/2022 08h54

A equipe assistencial do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Ana Turann (HMIB), unidade gerenciada pela Pró-Saúde, chegou à marca de 5 mil partos já realizados. O mais novo bebê do sexo masculino, nasceu às 4h20 da manhã da última sexta-feira (20).

 A jovem Hyllary Ferreira Garcia, de 18 anos, natural de Mocajuba, é a mãe do pequeno Anthony Cauê, que nasceu com 2,610 kg e 50 cm de altura. A mais nova mamãe agradeceu por todo o apoio recebido pela equipe de profissionais do HMIB.

 “Tive um bom parto. Estou muito feliz em estar juntinho do meu filho. Vou cuidar muito bem dele”, disse a mãe, emocionada, acariciando a criança.

A paciente contou com o apoio exclusivo e experiente da avó, Maria de Fátima Ferreira, de 59 anos, que fez questão de estar junto da neta, que criou desde pequena.

“Estou muito feliz porque é a realização de um sonho. É o meu primeiro bisneto e ganho ele no mês em que se comemora o Dia das Mães e das flores. Agora é o meu mês, pois sou uma bisavó”, disse Maria de Fátima, deixando transparecer toda sua felicidade.

Atendimento

Para a enfermeira obstetra da Pró-Saúde, Rafaela Tavares, que fez os procedimentos do parto, o trabalho realizado pelos profissionais do HMIB é pautado sempre na melhor oferta ao usuário.

 “O nascimento é um momento único e especial para mulher. Temos uma equipe disposta a garantir que o nascimento aconteça de forma respeitosa, acolhedora, segura e transformadora”, afirmou.

 Já a enfermeira Patrícia Muniz, que integra a equipe de profissionais envolvidos com a atividade de partos, comemorou a marca obtida.

“Essa quantidade reflete também a qualidade do serviço da assistência ofertada às mulheres. Aqui, nós damos acolhimento, carinho e cuidado às mães e às suas sementes, que são os seus bebês”, disse 

 A maternidade é referência no atendimento de média e alta complexidades em neonatologia e obstetrícia. Dentre suas atividades, a unidade oferece serviços como cirurgias, exames, internações, consultas e sessões com a equipe multiprofissional.

A diretora Assistencial do HMIB, Joice Vaz, explica que a instituição sempre comemora a cada milhar de partos realizados. Ela aproveita para destacar alguns aspectos importantes desenvolvidos pelas equipes de profissionais da instituição formada por enfermeiros, pediatras e técnicos de enfermagem.

 “O nascimento do bebê de número 5 mil representa para todo o nosso time uma conquista expressiva nos números. Isso significa toda a dedicação da equipe, que se empenha constantemente para realizar uma melhor entrega e ofertar uma assistência de qualidade, focada na segurança do paciente”, pontuou a diretora.

 O Materno-Infantil está localizado a 114 km de Belém e realiza atendimentos de média e alta complexidades, com atendimento 100% gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em agosto do ano passado, o Materno Infantil se tornou o primeiro hospital da região do Baixo Tocantins a receber o selo Amigo da Criança, concedido pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Organização Mundial da Saúde (OMS), aos hospitais que realizam o cumprimento dos Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.

Texto: Ascom HMIB