Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROJETO

Igeprev leva informações sobre previdência a servidores do TCE

Na próxima etapa, servidores participarão de curso preparatório sobre variados aspectos relacionados à aposentadoria

Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
26/05/2022 09h48

Servidores do TCE participam de projeto coordenado pelo Igeprev. (Ascom Igeprev)O Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) esteve presente no Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE/PA), na última terça-feira (24), para participar junto com servidores aptos à aposentadoria do projeto “Papo Previdenciário – Conheces a previdência estadual?".

O “Papo Previdenciário” é um dos projetos desenvolvidos pelo Igeprev. As ações de educação previdenciária estão relacionadas à melhoria da qualidade de vida dos segurados, assim como à prevenção de doenças, educação financeira, planejamento e transição para a aposentadoria, vida durante a aposentadoria e envelhecimento ativo.

“O Papo Previdenciário é o primeiro passo de preparação para aposentadoria. Queremos que os servidores do TCE tenham tempo para se preparar para a aposentadoria. Assim o impacto dessa transição será menor”, diz Juliana Galvão, psicóloga do Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPS), do Igeprev.

Nazaré Oliveira de Araújo, auditora de controle externo, tirou dúvidas relacionadas à reforma da previdência. (Ascom Igeprev)Em 2018, o TCE iniciou o Programa de Preparação para a Aposentadoria para os servidores da corte de contas. “Nós temos um grande numero de pessoas aptas e próximas da aposentadoria, e preparar nossos servidores para esse momento é importante”, disse a psicóloga Samara Rodrigues, coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do TCE.

Nazaré Oliveira de Araújo, auditora de controle externo, aproveitou a ação para esclarecer alguns assuntos, sobretudo o que mudou com a reforma da previdência. “Já estou com meus documentos em ordem e estou com todos os direitos adquiridos. Em novembro estou planejando dar entrada na minha aposentadoria”, declarou.

Próximo passo
Para o segundo semestre, os servidores do TCE participarão do curso preparatório de aposentadoria, que abordará temas como qualidade de vida (a preparação da mente e do corpo para essa transição da inatividade); finanças (orientação e educação financeira); e instrução processual (gestão de documentação, reforma da previdência, regras e critérios).

Edições anteriores 

A primeira edição do "Papo Previdenciário" foi realizada na Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), em dezembro de 2021. A segunda e terceira edições foram realizadas na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), e em Castanhal, na agência do Igeprev, para servidores estaduais.

Texto: Cristiano Nascimento/Ascom Igeprev