Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Emater apoia produtores com políticas públicas, em Goianésia

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) garante acesso à Declaração de Aptidão ao Pronaf

Por Governo do Pará (SECOM)
26/05/2022 15h45

Neste primeiro quadrimestre de 2022, o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-PA), em Goianésia do Pará, no sudeste paraense, já entregou 100 declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (Pronaf), com o objetivo de acesso ao crédito rural e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o que possibilitará um acréscimo de aproximadamente 30% na renda familiar. Em 2021, o órgão estadual foi responsável por 52,33% das Daps emitidas em todo Pará.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater, José Luiz do Carmo Lopes, que chefia o escritório em Goianésia do Pará, com o financiamento, os agricultores melhoram a produção para ingressarem no Pnae, e melhoram a renda familiar. "Cada família acessa R$ 3 mil para aplicação na atividade agrícola, especialmente de cultivo de hortaliças, visando um aumento de 30% na produtividade, para garantir a comercialização para a merenda escolar", explicou o chefe do escritório da Emater em Goianésia do Pará.

No município, o carro-chefe da produção local é a mandiocultura. O cultivo de milho, arroz, e olerícolas (verduras e legumes), que são cadeias temporárias de ciclo curto, atendem o objetivo de subsistência, mas serão incentivadas para comercialização de excedente.

Natural de Imperatriz, no estado do Maranhão, Francisco Miguel dos Santos, de 43 anos, foi um dos beneficiários com a declaração emitida pelo escritório da Emater em Goianésia do Pará. “Nossa intenção é iniciar nossa roça de mandioca e de milho, com apoio da extensão rural”, disse o produtor que conta com a ajuda da esposa, Franceli, na propriedade familiar, na comunidade do Urutu.

Além das Daps individuais, foi emitida também uma declaração no modelo jurídico - identifica empreendimentos familiares, constituídos formalmente e possuindo CNPJ, como associações, cooperativas e agroindústrias - para apoiar a Cooperativa Mista dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar, que representa 56 famílias goianesianas.

Texto de Paula Portilho (Ascom Emater)