Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO, ESPORTES E LAZER

‘Jogos Estudantis Paralímpicos’ abrem possibilidades para novos talentos

A edição foi realizada simultaneamente em Belém e Ananindeua, e se encerra nesta sexta-feira (27), das 8h às 12h, no Ciaba

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
26/05/2022 16h43

A manhã ensolarada, desta quinta-feira (26), proporcionou uma calorosa recepção de boas vindas e garantiu a última preparação dos participantes da 14ª edição dos Jogos Estudantis Paralímpicos Paraense (JEPP). Neste primeiro dia de competições, cerca de 200 estudantes-paratletas de 19 municípios, disputaram em cinco diferentes modalidades desportivas.

Organizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), a programação ocorreu simultaneamente na Usina da Paz (UsiPaz) do Icuí-Guajará, em Ananindeua, local que sediou as partidas de tênis de mesa, parabadminton e natação. Já no Campus III da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em Belém, foram realizadas as seletivas das modalidades atletismo e bocha. 

Há pouco mais de um ano, Luan Cardoso, de 14 anos, é praticante de atletismo. Apesar do curto espaço de tempo, o aluno da Escola Estadual Antônio Bezerra Falcão, em Ananindeua, já conquistou relevantes premiações. “Ano passado, participei dos JEPPs pela primeira vez e consegui uma vaga para a etapa nacional, em São Paulo, onde fui recordista em duas provas e uma delas fiquei em terceiro lugar. Esta é uma experiência muito boa, que nos possibilita conhecer novos lugares, novas pessoas e agradeço aos meus familiares e às professoras Alessandra e Simone, por todo apoio e incentivo que sempre me dão”, ressalta.

Já o paratleta e aluno da Unidade Educacional Especializada (UEEs) José Álvares de Azevedo, em Belém, Lucas Costa, conta que decidiu praticar atividades físicas para sair do sedentarismo e não atrofiar sua musculação, algo comum em deficientes visuais que ficam muito tempo parados. “Tudo começou na natação e logo depois segui para o atletismo, por incentivo da minha mãe e da professora Kátia Tadaiesky. O esporte tem ajudado na minha comunicação e socialização com outras pessoas, era muito fechado, melhorou a minha parte física, além da saúde”.

Lucas disse, ainda, que não imaginava chegar até onde está, porque não compreendia a importância do esporte. “A partir de 2018, comecei a conquistar grandes prêmios e de lá pra cá, consigo imaginar muitas coisas para o meu futuro, inclusive ingressar na seleção brasileira de paradesporto. Sou tri-campeão das Paralimpíadas Escolares, também já participei de três treinamentos com técnicos oficiais da seleção brasileira e meu sonho é ir para Paris, em 2024 ou Los Angeles, em 2028”, complementa.

DESTAQUE

“Hoje, somos uma referência nacional em paradesporto, reunindo quase 20 municípios paraenses neste evento. É visível o crescimento do esporte paralímpico na capital e no interior do estado, e daqui sairão campeões, vice-campeões, mas o intuito principal é avaliar e selecionar aqueles que podem seguir para a fase regional, em Natal. Portanto, é muito gratificante receber esses estudantes-paratletas que, acima de tudo, já são grandes campeões”, destacou o coordenador de Esporte e Lazer da Seduc, Marcley Lima.

Os JEPPs é o maior evento paradesportivo estudantil do Pará, voltado para Pessoas com Deficiência (PcD), o qual tem o intuito de fortalecer a inclusão, a visibilidade e o respeito. Baseado nestes princípios, em 2022, a competição reúne crianças e adolescentes, de 11 a 17 anos de idade, com deficiência física, visual e intelectual, além de síndrome de down e nanismo. 

A partir desses resultados devem ser escolhidos os estudantes-atletas que seguem para a etapa regional das Paralimpíadas Escolas 2022, de 22 a 27 de agosto, em Natal (RN). Vale lembrar que a iniciativa é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), desde 2009, sendo considerada a maior competição para crianças com deficiência em idade escolar. No ano passado, o evento contou com mais de 900 participantes, de 25 unidades da federação em São Paulo (SP).

SERVIÇO

A programação de mais uma edição dos JEPPs chega ao fim, nesta sexta-feira (27), com a seletiva dos estudantes-paratletas da modalidade atletismo - pista. A disputa será realizada das 8h às 12h, no Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar (Ciaba), na avenida Arthur Bernardes, S/N, no bairro da Pratinha, em Belém.