Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Metropolitano investe na qualidade de vida dos profissionais

Entre as iniciativas figuram avaliação nutricional, sessões de fisioterapia, psicologia e médica em programação especial

Por Governo do Pará (SECOM)
26/05/2022 17h08

Para garantir hábitos saudáveis entre os funcionários do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) da unidade hospitalar, desenvolveu o Projeto “Qualidade de Vida”, que fomenta a prática de atividades físicas entre funcionários.

O HMUE, unidade da rede de Saúde pública do Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde, conta com programação diversificada.  Envolve avaliação nutricional, atividades de fisioterapia e psicologia com práticas laborais e crossfit. Além disso, o projeto forma, semestralmente, turmas para a realização das ações e acompanhamento multiprofissional.

A médica do Trabalho, Gisele Araújo, comenta que o Qualidade de Vida nasceu de um importante olhar da Pró-Saúde para os colaboradores do Hospital Metropolitano. “Nossa dedicação enquanto medicina do trabalho é, além de atender os colaboradores em consultório, criar uma rotina mais saudável, justamente para que não adoeçam, vivam melhor e tenham mais qualidade nas suas jornadas”, comenta a profissional.

O coordenador do Projeto, fisioterapeuta Luiz Augusto, comenta os positivos resultados confirmados desde a implantação do Qualidade de Vida, em 2016. “É bem perceptível a felicidade dos colaboradores durante a participação e quando saem com os seus objetivos concluídos”, externa.

Luiz Augusto ainda enfatiza que existem participantes que não teriam acesso a esse tipo de acompanhamento, então conclui que o projeto é benéfico para todos.

Rafaela Pacheco, jardineira do Hospital, faz parte da turma iniciada no primeiro semestre deste ano e segundo análise clínica, está acima do peso. Ela comenta que a inicativa tem gerado mundanças em sua vida. “Essa oportunidade é muito boa para darmos início ao que, no fundo, sabemos que precisamos, mas nunca damos o pontapé inicial. Agora eu vou seguir o plano certinho e perder esses quilos para manter a minha vida mais saudável”, afirma.

O assistente administrativo Rodrigo Gomes também faz parte da turma com o objetivo de melhorar o índice de massa corpórea. “Temos que fazer a nossa parte para manter a vida mais leve e saudável. Participo de todas as atividades justamente para conseguir alcançar o que preciso”, conta.

Compromisso com a qualidade - Dentro do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, são realizadas diversas ações para os colaboradores, com foco em amenizar o processo de internação do paciente e seus familiares, além das atividades que focam na melhoria de vida.

Entre as programações idealizadas para ocorrer ao longo do ano, estão as ações: o Espaço de Acolhimento Transitório, Projeto Alta Humanizada, Aniversariantes do Mês e o Direção Segura.

O HMUE conta com a certificação ONA 2 Acreditado Pleno, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta que a unidade atende aos padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial dedicados aos pacientes.

Texto de Alberto Dergan