Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Belém sedia primeira etapa do Curso Básico de Epidemiologia voltado à malária

Por Roberta Vilanova (SESPA)
26/05/2022 19h20

Belém está sediando, desde a última quinta-feira (19), o Curso Básico das Doenças Transmissíveis (CBEV) – Versão Malária, destinado a profissionais da área de Vigilância em Saúde dos estados da região Norte, promovido pelo Ministério da Saúde, com apoio das Secretarias Estaduais de Saúde.

São duas turmas que iniciaram suas atividades simultaneamente, sendo uma na capital paraense e outra na cidade de Boa Vista, capital de Roraima. Em Belém, o curso conta com participantes dos estados do Pará, Tocantins e dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas Yanomami, Leste Roraima e Rio Tapajós.

A turma de Belém conta com seis tutores e vinte alunos, sendo 17 do Pará, provenientes de municípios com maiores números de casos de malária; e dois profissionais do Tocantins e uma pessoa da Saúde Indígena.

Segundo a coordenadora estadual de Controle da Malária, Paola Vieira, com duração de três meses, o objetivo do curso é fortalecer o desempenho dos profissionais que atuam nos serviços de saúde por meio de capacitação em Epidemiologia, Vigilância e Estratégias de Prevenção, Controle e Eliminação da Malária, visando à disseminação de boas práticas na gestão local, fomentando a redução de casos nos municípios endêmicos do Brasil. “O curso é de extrema importância para o desenvolvimento do pensamento crítico, fortalecimento das ações na vigilância da doença e apoio para a implementação do Plano de Eliminação da Malária em suas localidades”, comentou.

Na quinta e sexta-feira da semana passada, o conteúdo foi dirigido aos tutores do curso, que ocorrerá em três encontros presenciais conduzidos por professores, que serão intercalados com atividades de campo, que os alunos vão realizar nos seus municípios com o apoio dos tutores. Os próximos encontros presenciais ocorrerão nos meses de julho e agosto, sendo que, nesse último, o curso será encerrado com as apresentações dos alunos.