Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA

Sedeme apresenta aplicativo ArteAma para artesãos do município de Abaetetuba

A ferramenta amplia o cenário de vendas do artesanato paraense

Por Igor Nascimento (SEDEME)
27/05/2022 09h15

Nesta semana, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), viajou até o município de Abaetetuba para dar continuidade à agenda de treinamentos de aprimoramento do uso do aplicativo ArteAma.

No evento, foram apresentadas instruções guiando os artesãos locais sobre como podem realizar o cadastro de seus negócios e iniciar a comercialização dos seus itens no aplicativo, que se trata de um catálogo virtual para a divulgação dos produtos dos empreendedores, impulsionando o alcance de novos públicos, aumentando suas vendas, e também, gerando mais renda e empregos no Pará.

Até o presente momento, a plataforma já possui 200 empreendedores inscritos e mais de mil produtos cadastrados, todos estes estão disponíveis à exibição e venda no site do ArteAma (loja.arteama.com.br), assim como no aplicativo liberado para download nos sistemas operacionais Android e iOS. 

Oportunidade

Maria Cleonice Rodrigues Lobato, que trabalha com artesanato em tecido, apontou a facilidade de manusear o aplicativo ArteAma como uma de suas qualidades. “Gostei muito dessa ferramenta, vai ajudar muitos artesãos, inclusive a mim, pois, não entendo muito de internet, mas o ArteAma tem um site de fácil acesso e bem prático para trabalharmos”, declarou. 

“Já tem um ano que vendemos nosso trabalho pelo Instagram, então queríamos fazer essa integração com alguma plataforma, para melhorar em questão de logística para levar a nossa arte para outros estados, além do Pará”, declarou o empreendedor Brendo Aguiar, que ao lado de Isis Siqueira, coordena a loja Aurora em Saturno, que vende acessórios confeccionados com pedras naturais e sementes em arame.

“Esse aplicativo ajuda muito, tanto quanto na questão do envio, quanto na amostra dos produtos, já que o aplicativo do ArteAma é muito prático no sentido de que já mostra a descrição e oferta do produto”, afirma Isis. 

Rafaela Pimentel, diretora de Projetos Estratégicos da Sedeme, explanou sobre o propósito da iniciativa. “O ArteAma é uma proposta do Governo do Estado para dinamizar e também proporcionar para os artesãos locais um ambiente de comercialização mais moderno e eficaz, então o nosso objetivo é levar o artesanato paraense a patamares que a gente ainda não conseguiu alcançar, ampliando e estendendo a comercialização de arte no estado”, explicou.

Além de Abaetetuba, a Sedeme promoverá mais um de seus cursos de treinamentos do ArteAma em Cachoeira do Arari, e também, há previsão de orientar municípios da região de integração do Marajó e do Xingu, assim como Castanhal e Bragança.

Texto: Lucas Sousa e Igor Nascimento/Ascom Sedeme