Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

'Jogos Estudantis Paralímpicos' encerram programação com representantes paraenses definidos

A competição paradesportiva se destaca por ser a maior de toda a Região Norte  

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
27/05/2022 22h33

Nesta sexta-feira (27) chegou ao fim a 14ª edição dos Jogos Estudantis Paralímpicos Paraense (JEPP), o maior evento paradesportivo da Região Norte. Organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), a iniciativa contou com a participação de aproximadamente 200 estudantes-paratletas oriundos de 19 municípios paraenses.

A programação teve início na última quarta-feira (25), com a cerimônia de abertura na Usina da Paz (UsiPaz) do Icuí-Guajará, em Ananindeua, local em que também foram realizados alguns dos torneios. O encerramento da seletiva ocorreu nas instalações do Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar (Ciaba), situado no bairro da Pratinha, em Belém.

O coordenador de Esporte e Lazer da Seduc, Marcley Lima, destacou que este tipo de atividade é mais uma forma de garantir a inclusão e o respeito às Pessoas com Deficiência (PcD). “Para nós, promover este evento é uma grande conquista, porque a gente vê a relevância do esporte, da educação e da inclusão, tudo sendo trabalhado de maneira conjunta. Portanto, além de selecionarmos alunos que vão representar o Pará nas competições nacionais, estamos formando cidadãos e pessoas que vão trabalhar para o bem comum de toda uma causa. Com certeza, isso é o mais gratificante de toda a trajetória do evento”, frisou.

Este ano, os jogos contaram com a participação de estudantes-paratletas com idades entre 11 e 17 anos, os quais possuem deficiência física, visual e intelectual, além de síndrome de down ou nanismo. Esses competidores disputaram entre si em cinco diferentes modalidades desportivas, sendo elas: atletismo, bocha, natação, parabadminton e tênis de mesa.

EXPECTATIVA

O estudante e paratleta Lucas Costa, foi um dos que marcou presença neste último dia de competições, correndo nas categorias 100, 400 e 1500 metros, o qual conquistou o primeiro lugar. O seu atleta-guia, Alexandro Lopes, detalha que eles vêm trabalhando juntos há 4 anos, são tri-campeões no atletismo (pista) e será a quarta vez deles disputando com delegações de outros estados. Eles ressaltam, ainda, que seguem confiantes em busca de uma das vagas para a Etapa Nacional, em São Paulo (SP).

Vale destacar que foi através dos JEPP que 100 competidores paraenses das modalidades atletismo, goalball, bocha e natação, conseguiram a chance de serem classificados para as Paralimpíadas Escolares 2022 - Etapa Regional, que será realizada de 22 a 27 de agosto, em Natal (RN). O evento será realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e, desde 2009, se destaca por ser uma das maiores competições para crianças com deficiência.

Texto em colaboração com Yasmin Seraphico (Ascom/Seduc)