Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VALORIZAÇÃO

Semana da enfermagem do Hospital Galileu encerra em clima de confraternização

Profissionais foram contemplados com shows de artistas da terra, gincanas e sorteio de prêmios

Por Governo do Pará (SECOM)
28/05/2022 11h02

Encerrando as comemorações alusivas à Semana da Enfermagem, nesta sexta-feira (27), o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na Grande Belém, foi palco de uma festa em agradecimento aos profissionais do setor que, no dia a dia, cuidam e salvam vidas. Após cinco dias de uma programação com palestras, cursos e oficinas, o encerramento do evento foi divertido e contagiante. A animação ficou por conta da apresentação de bandas paraenses como forma de um ‘muito obrigada’ à equipe de enfermagem, a qual ocupa mais metade do total dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).  

O objetivo da programação, além dos agradecimentos aos  técnicos e enfermeiros que atuam na unidade, foi a valorização desses trabalhadores. “Nada mais justo que prestar uma homenagem e agradecer em nome de todos as pessoas que passam por aqui a todo o corpo de Enfermagem do HPEG. Planejamos uma semana com atividades de relaxamento e descontração com o objetivo de proporcionar benefícios físicos e emocionais aos profissionais. É uma forma de agradecer pela parceria e trabalho de excelência”, enfatizou gerente assistencial do Galileu, Alan Ferreira.

Atividades

A iniciativa foi dos setores Assistencial e da Humanização do Galileu. “Após dois anos com uma programação mais intimista, em função da pandemia, este ano, seguindo todos os cuidados necessários e seguros para um ambiente hospitalar, ampliamos  a programação. Todos estes profissionais passam por grandes desafios diários em prol do paciente. Pensando nisso, o Galileu planejou uma maneira divertida para prestar esses agradecimentos”, destacou a enfermeira Anne Segovia, coordenadora de Humanização.

Além das homenagens e dinâmicas, a semana potencializou conhecimento aos trabalhadores com a participação de profissionais renomados no setor. "É um prazer participar da Semana de Enfermagem do Hospital Galileu e abordar um tema muito importante que são os tipos de desbridamento (gerenciamento e feridas) onde nós, enfermeiros, devemos que estar aptos para planejar/executar o melhor tratamento para os nossos pacientes”, disse a facilitadora Odiw Ribeiro, consultora técnica da empresa Biofar Hospitalar.

Satisfação- A enfermeira Marilene Tavares, de 37 anos, diz estar bastante orgulhosa da profissão e acredita que o evento vem ratificar a importância para a sociedade. “A Semana de Enfermagem é o reconhecimento da nossa classe, dessa profissão tão grandiosa e importante. O reconhecimento durante essa semana me faz sentir especial, orgulhosa de ser enfermeira e, ainda mais especial, de fazer parte por três anos da família Galileu.  Cada reconhecimento relatado pelos usuários no mural de elogio, é como fosse combustível para dar continuidade no trabalho dando o melhor para garantir uma assistência de qualidade a cada plantão”, observou.

Entenda-  Nos dias 12 e 20 de maio comemora-se, respectivamente, o Dia do Enfermeiro e Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem. Assim, durante o mês de maio, conselhos, entidades, universidades e organizações celebram a Semana da Enfermagem. E no Hospital Galileu, a programação iniciou na última segunda-feira (23). Referência do Governo do Estado em traumato-ortopedia, a unidade mantém em sua força de trabalho, 50 enfermeiros e 128 técnicos de enfermagem.

Serviço - O Hospital Galileu é uma unidade pública, localizada na avenida Mário Covas, na Grande Belém. A instituição é administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia – ISSAA, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Roberto Paraense