Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Etapa regional do Araguaia termina com festa das equipes campeãs, em Xinguara

Por Governo do Pará (SECOM)
29/05/2022 10h35

A regional do Araguaia dos Jogos Abertos do Pará terminou em clima de festa no município de Xinguara, no sábado (28). Atletas dos municípios de Ourilândia do Norte, Conceição do Araguaia, São Félix do Xingu, Parauapebas, Tucumã e Xinguara já conquistaram vaga para a etapa estadual. A maior premiação da competição, o Troféu Eficiência, foi para a cidade sede, com 52 pontos.

As primeiras equipes a serem premiadas foram do futsal, onde no feminino, a medalha de ouro ficou com o município de Tucumã, já a medalha de prata com Conceição do Araguaia e a de bronze com a delegação de Xinguara. Na sequência, quem entrou em quadra foram as equipes masculinas, em que os campeões foram a equipe de Tucumã, seguido de Ourilândia do Norte e Xinguara.

“A Seel só tem a agradecer a todos os envolvidos nesse projeto. A cidade de Xinguara, que recebeu não só a nossa equipe, mas todas as delegações com todo o cuidado. Tenho certeza de que todos saíram satisfeitos e felizes”, comenta Isa Simei, chefe de gabinete da Seel.

“Os Jogos mobilizaram a cidade de Xinguara e trouxeram um estímulo muito grande para todos os jovens se dedicarem ao esporte. Estamos como gestores auxiliando e lhes dando apoio. Agradecer ao secretário de esporte, Nivan Noronha, bem como ao nosso Governador. Meu muito obrigado a todos”, disse Moacir Pires, prefeito de Xinguara.

No basquete masculino, tiveram dois times, por isso a disputa foi pelo playoff, ou seja, a equipe que venceu o maior número de jogos era a campeã, que neste caso foi Conceição do Araguaia, seguido de Xinguara. No handebol masculino, as partidas foram realizadas no ginásio municipal da cidade, onde o primeiro lugar foi São Félix do Xingu, em segundo foi Xinguara e em terceiro Ourilândia do Norte.

O município de Parauapebas, que disputou na fase regional Araguaia, já que era pertencente à regional anterior, a do Carajás, conseguiu o primeiro lugar. “Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus pela oportunidade, apesar de que este não era o nosso polo. Queremos agradecer a todo o apoio de Parauapebas e agradecer a todos nossos colegas que deixaram seus filhos e esposos, para virem buscar o título. E, Belém que nos aguarde”, disse Valdilene Lisboa, capitã do time de Parauapebas.

Já no voleibol, emoção à parte na disputa da melhor colocação. No masculino, a cidade de São Félix do Xingu, enfrentou o grupo de Xinguara, e os vencedores foram Xinguara. O terceiro lugar foi para Tucumã. No feminino, a classificação ficou em primeiro para o time de Xinguara e em segundo, São Félix do Xingu.

Tênis de mesa (feminino)

1° lugar: Cássia Souza - Xinguara

2° lugar: Jamilly Souza - Conceição do Araguaia

3° lugar: Maria Vitória – Xinguara

Tênis de mesa (masculino)

1° lugar: Douglas Santos - Tucumã

2° lugar: Bruno Silva - Xinguara

3° lugar: Júlio César - Xinguara

3° lugar: Francisco Romildo - Ourilândia

Futebol de areia (feminino)

1° lugar: Parauapebas

2° lugar: Tucumã

3° lugar: Xinguara

Futebol de areia (masculino)

1° lugar: Conceição do Araguaia

2° lugar: Xinguara

Futsal (feminino)

1° lugar: Tucumã

2° lugar: Conceição do Araguaia

3° lugar: Xinguara

Futsal (masculino)

1° lugar: Tucumã

2° lugar: Ourilândia

3° lugar: Xinguara

Handebol (masculino)

1° lugar: São Félix do Xingu

2° lugar: Xinguara

3° lugar: Ourilândia do Norte

Basquetebol (masculino)

1° lugar: Conceição do Araguaia

2° lugar: Xinguara

Voleibol (feminino)

1° lugar: Xinguara

2° lugar: São Félix do Xingu

Voleibol (masculino)

1° lugar: Xinguara

2° lugar: São Félix do Xingu

3° lugar: Tucumã

Texto: Bianca Rodrigues (Ascom/Seel)