Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO E LOGÍSTICA

Em Castanhal, Governo certifica alunos do Programa Qualifica Pará

A entrega de certificados aconteceu nesta quinta-feira (2), para a turma de pintor de obras, no município do nordeste estadual

Por Camila Santos (SEASTER)
02/06/2022 15h46

Governador, autoridades públicas e os alunos concluintes da Turma de Pintor de Obras, em Castanhal

Transformação pelo conhecimento. É assim que a turma de pintor de obras se apresentou na manhã desta quinta-feira, 2, durante certificação do programa Qualifica Pará no município de Castanhal. O ato contou com a presença do governador Hélder Barbalho, e contemplou uma turma de 20 alunos, que através da pintura transformaram a fachada de um prédio da cidade. 

“Alegria muito grande em voltar aqui mais uma vez. Tivemos há poucos dias aqui em Castanhal onde entregamos benefícios e assinamos convênios de obras e infraestrutura para o município. Hoje, eu registro os meus parabéns aos alunos do Qualifica Pará que estão recebendo os seus certificados. Muita gente perdeu emprego, perdeu renda durante a pandemia e nós precisamos, com qualificação profissional, fazer com que vocês possam andar com as próprias pernas, para então dar continuidade nos seus trabalhos a partir do talento de cada um”, reforçou o chefe do executivo. 


Em Castanhal, moradores prestigiaram o ato solene do Qualifica Pará, com a presença do governador Com o intuito de impulsionar a inserção e reinserção no mercado de trabalho, o programa "Qualifica Pará" conta com um dos maiores investimentos em qualificação profissional já feitos pelo Estado. 45 tipos de cursos integram a iniciativa que atenderá em sua primeira etapa, aproximadamente 30 mil pessoas residentes nos 144 municípios paraenses. A coordenação está sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

Paulo Sérgio, 56 anos, é radialista. Ele conta que fez o curso para aprimorar conhecimentos básicos, porém ao concluir percebeu que está pronto para exercer mais esta profissão. 

O sorriso de quem conseguiu uma nova qualificação profissional, por meio da iniciativa do Governo do Pará “A experiência que tivemos a partir do qualifica pará trouxe pra mim renovação de conhecimento e aquilo que eu já sabia melhorou muito. Hoje tenho condições de pegar uma obra, uma casa, deslanchar e fazer um trabalho de qualidade. O aprendizado foi muito bom, o professor nos instruiu e nos ensinou coisas que não aprendemos no dia a dia. Hoje eu quero galgar coisas muito maiores a partir da pintura”.

Além da capacitação, o programa ainda prevê um microcrédito voltado aos educandos a fim de contribuir na compra de equipamentos e na estruturação do primeiro negócio. O valor do crédito gira entre R$ 500 a R$ 5 mil, e está sob gerência do Banco do Estado do Pará (Banpará).

Desde o seu lançamento, em março deste ano, o Qualifica Pará já atendeu mais de 6mil pessoas em 102 municípios. O Governo do Estado tem ofertado qualificação profissional em diversas regiões do estado, gerando emprego e renda à população.

“Eu nunca vi, em um espaço de tempo tão curto, um governador tão presente em nosso municípios, sempre trazendo benefícios. Temos um governo presente na área urbana, no meio ambiente, na agricultura. Juntos vamos progredir e avançar”, completou o prefeito de Castanhal, Paulo Titan.