Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUPERAÇÃO

Mulheres conciliam o esporte e a maternidade nos Jogos Abertos do Pará

Atletas contam que rotina de treinos e jogos não seria possível sem rede de apoios

Por Governo do Pará (SECOM)
03/06/2022 10h15

A vida de uma atleta é feita de viagens, sacrifícios e dedicação. Ser jogadora e mãe é um desafio ainda maior com a responsabilidade de cuidar de uma criança em uma rotina que exige dedicação. São histórias como essas que fazem parte dos bastidores das regionais nos Jogos Abertos do Pará (Joapa).

Elizabeth Paixão, do município de Senador José Porfírio, faz parte da equipe de futsal, e conta que ser mãe não é um empecilho para a prática da sua modalidade favorita, bem como não é uma tarefa fácil participar de competições esportivas.

“É bem complicado, por conta do deslocamento. Estamos hospedados em uma escola, ambiente totalmente diferente para a criança. Mas a gente que ama o futebol sempre dará um jeito de conciliar e deixar o local mais confortável possível para nossos filhos. Ter filho não impede de praticar a modalidade que a pessoa gosta, e espero que todas as mães se inspirem em histórias como a minha, que tenho três filhos e só pude trazer uma por conta da amamentação”, disse Elizabeth Paixão.

As redes de apoio das participantes são muitas, e elas se referem a todas aquelas pessoas que, direta ou indiretamente, ajudam na maternidade. É o que conta a atleta de handebol Wigna Halley Machado, de Altamira, que tem um filho de 10 anos.

“Para que eu possa treinar em dias comuns, deixo meu filho com a minha mãe ou com meu padrasto, às vezes eu o trago, mas pela falta de segurança não tem como, então, todo o apoio vem do meio familiar. Existem muitas meninas que deixam de participar das competições pela falta desse apoio, e acabam que muitas desistam”, conta a participante.

Para Elenir Cunha, coordenadora da fase regional Xingu/Tapajós, “a faixa etária dos Jogos Abertos propicia e oportuniza que os atletas dessa maior idade enfrentem um lindo desafio que é a prática esportiva e a vivência da maternidade. Ser mãe e atleta é só mais uma superação que acontece nessas fases regionais. É bonito ver essa convivência de mães acompanhadas de seus filhos, em diversas fases da maternidade”, ressalta 

 

Competições

No primeiro dia de competição na regional Xingu, houve as partidas das seis modalidades: voleibol, futsal, basquetebol, tênis de mesa, futebol de areia e handebol. As delegações de Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu puderam mostrar suas habilidades e jogadas no meio esportivo. 

Texto: Bianca Rodrigues/Ascom Seel