Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO E CIDADANIA

Mais de 70 famílias Tembé recebem a segunda parcela dos cheques do programa “Sua Casa”

Por Ronan Frias (DETRAN)
06/06/2022 20h18

Na aldeia São Pedro, na terra indígena Alto do Rio Guamá, no município de Santa Luzia, 73 famílias do povo indígena Tembé receberam cheques do programa “Sua Casa” nesta segunda-feira (6). A iniciativa estadual investiu cerca de R$ 500 mil para conceder apoio para aquisição de material de construção e auxílio para pagamento da mão de obra contratada para construir, reconstruir ou ampliar a moradia de famílias em vulnerabilidade social. 

Para o Cacique da aldeia, Kamiran Tembé, o dia da entrega foi considerado um momento que marcou a história das famílias e de todos que contribuíram para esse momento. “Nós estamos recebendo a segunda parcela do cheque, agradeço ao Deus do povo Tembé por esse momento histórico que vai beneficiar muitas pessoas que necessitam de uma moradia mais digna. Agradeço ao governador do Estado que não mede esforços e vem atuando na pauta da política indigenista do Pará. Esse é um momento de muita felicidade para o nosso povo. Quando as políticas chegam para nós, ficamos felizes porque sabemos que vai melhorar muito para o nosso povo”.

Durante a ação de entrega, as famílias receberam a parcela final do “Sua Casa”, concedida após os beneficiários comprovarem que utilizaram adequadamente o recurso disponibilizado na primeira etapa. A primeira parcela do benefício social foi entregue pelo governador Helder Barbalho para as famílias em 2021, na programação em comemoração à data dedicada aos povos indígenas.  

"O Estado do Pará tem avançado bastante na consolidação das políticas indigenistas. Além da instalação do CONSEPI - Conselho de Políticas Indigenistas, por orientação do governador Helder Barbalho, foi formado, há cerca de 1 ano e meio, um GT executivo que reúne várias Secretarias e órgãos de governo envolvidos no atendimento à saúde, à educação escolar indígena, à formação de professores, ao fomento de atividades culturais e ao acesso às políticas habitacionais, além de questões legais ligadas à proteção dos territórios e à construção democrática de novos modelo de desenvolvimento socioambiental, considerando o papel fundamental dos povos e comunidades tradicionais na conservação e proteção das florestas. Essa entrega da segunda parcela do cheque Sua Casa ao Povo Tembé da TI Alto Rio Guamá é mais uma ação que reforça a presença do estado nos territórios, sempre garantindo uma dinâmica de escuta permanente para aperfeiçoarmos, junto com as lideranças, a política pública de garantia de direitos", destacou Úrsula Vidal.

O “Sua Casa” é gerenciado pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) e de acordo com o Diretor do programa, as ações da iniciativa são voltadas para o desenvolvimento habitacional e melhoria de vida da população. "Nós estamos trazendo os benefícios de segunda etapa para as famílias que fizeram a obra e prestaram conta. Essa entrega vai permitir que as famílias concluam as obras, mostrando que este governo se preocupa com todos e atende os povos tradicionais, sendo eles indígenas, quilombolas e ribeirinhos. Com o objetivo de que haja cada vez mais inclusão e respeito de direitos por todo o Pará”.

O programa funciona garantindo  auxílio para aquisição de material de construção e para o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra de construção, reconstrução e ampliação. O valor concedido é de até 21 mil reais. 

Segundo estimativas da Cohab, o programa Sua Casa já beneficiou mais de 154 mil pessoas de todo o Pará. Ao todo, até o dia 30 de Abril de 2022, a iniciativa já ajudou a construir, reconstruir e ampliar mais de 30 mil residências. Criado em 2019, o programa já melhorou as condições de moradia em 125 municípios paraenses. Para garantir as execuções das ações para melhorar os índices habitacionais paraense, a Cohab já investiu mais de R$ 304 milhões de reais.

A Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades e nos critérios que são previstos nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.

Serviço: Interessados em se cadastrar no Programa "Sua Casa" podem ligar para: (91) 3214-8533 e (91) 3214-8400.