Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAS SOCIAIS

Cosanpa beneficia moradores de municípios com palestras e cursos de capacitação

Em todos os cursos, os participantes recebem material e certificado para que já iniciem os trabalhos após o término da capacitação

Por Luciano Cuns (SECOM)
07/06/2022 11h00

"O curso trouxe para a minha vida conhecimento, me profissionalizou na área de empreendedorismo, na de administração, sem contar que o instrutor fala de uma realidade muito motivacional para a gente mudar a nossa vida através da aprendizagem que foi dada aqui", contou Leilane Corrêa de 31 anos, moradora do bairro da Cohab, em Castanhal.

Leilane é apenas uma das mais de 100 pessoas que participaram dos cursos profissionalizantes e palestras, todos gratuitos, promovidos pela assessoria de programas sociais da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) no mês passado.

A Cosanpa sempre realiza ações socioeducativas e cursos gratuitos em cidades onde há obras de saneamento financiadas pela Caixa Econômica Federal em andamento. 

Em Belém, a palestra de Higiene Pessoal e Qualidade de Vida, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Benvinda de França Messias, no bairro de São Brás, foi possível por conta das obras no Complexo Bolonha. Houve também palestra "Combate à Depressão" na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Lauro Sodré, no Bairro do Marco.

No município de Santarém, alunos da Escola Estadual Plácido de Castro participaram de palestra sobre prevenção às drogas. Na Escola Estadual Aluízio Martins, os alunos participaram de eventos sobre Educação no Trânsito e Educação Ambiental e Cidadania. 

Já em Castanhal, as obras de ampliação do sistema de água que vão atender mais de 65 mil pessoas, em mais de nove bairro da cidade, também proporcionaram para alunos de várias escolas estaduais e municipais palestras socioeducativas. 

Ainda no município, moradores de várias comunidades participaram do curso de Manicure e Pedicure, com uma procura que superou a quantidade de vagas ofertadas. Jucineide dos Santos, participante do projeto, destacou: "Eu gostei muito do curso, ótimos professores e materiais de primeira qualidade. Ganhei um kit com materiais que vão me ajudar muito nesse início de trabalho".

Outra ação no município foi a formação do Comitê Ambiental e Escolar denominado de "Os guardiões do Meio Ambiente", na Escola Estadual José Monteiro Maia. Na ocasião ocorreu palestra abordando a importância do saneamento básico, com entrega de kits para os alunos participantes, contendo coletes, termo de responsabilidade e material didático.

A aluna Emanuele Vitória, de 10 anos, integra o comitê, e se diz realizada."É um privilégio porque nós temos que mostrar educação, sermos guardiões da água, porque ela é muito importante para as nossas vidas".

No município ocorreram também cursos de Bolos Artesanais e também de Técnica em Panificação, todos oferecidos pelas equipes do projeto técnico e social da companhia.

Já em Breves, na Ilha do Marajó, está em andamento a ampliação do sistema de água que prevê uma nova estação de tratamento de água e novas redes para atender a população com água de qualidade. No município, foi oferecida palestra com o tema "Combate ao abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", no CRAS Jardim Tropical.

No CRAS do Riacho Doce, houve atividade lúdica com o tema "Higiene e Saúde" para as crianças da comunidade.

Em todos os cursos, os participantes recebem material e certificado para que já iniciem os trabalhos após o término da capacitação. Os períodos e locais de inscrições para os cursos são divulgados pelas redes sociais da Cosanpa na internet.