Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇO ESSENCIAL

Obras de ampliação do sistema de abastecimento de água avançam em Salinópolis

Com previsão de conclusão já no próximo semestre, a obra vai beneficiar mais de 6 mil usuários em vários bairros da sede municipal

Por Luciano Cuns (SECOM)
13/06/2022 15h17

As obras de ampliação do sistema de abastecimento de água avançam no município de Salinópolis, na região Nordeste. Até o momento, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) concluiu 30% dos serviços previstos para melhorar o fornecimento. O projeto inclui a perfuração de dois poços tubulares para aumentar a capacidade do sistema de abastecimento dos setores Açaí e Guaxini. O investimento ultrapassa R$ 1 milhão, recursos do governo do Estado, para melhorar a oferta de um serviço essencial à população e aos turistas que buscam as praias oceânicas de Salinas. A previsão é que a obra seja concluída no próximo semestre.

Estudos na área mostraram o crescimento da população do município, e consequentemente da demanda por serviços essenciais, o que levou a Cosanpa a priorizar investimentos no sistema, visando melhorar a qualidade de vida dos usuários. A ampliação do abastecimento nos dois setores vai atender moradores dos bairros Atlântico 1 e Jardim Atalaia, e partes dos bairros Caranã, Alacilândia e Guarani, ultrapassando mais de 6 mil beneficiados pela obra.

O Sistema Guaxini já conta com quatro poços. Após a conclusão do projeto de expansão serão cinco poços abastecendo o centro da sede municipal. Já o Sistema Açaí, que hoje funciona com um poço, terá o reforço de mais um poço, já em fase de perfuração, para melhorar a captação de água.A perfuração de um dos poços já foi concluída, enquanto as obras do outro poço serão iniciadas ainda em junho

Os dois poços tubulares terão vazão total de 300 metros cúbicos por hora (m³/h). O projeto inclui ainda a instalação de dois conjuntos de bomba e interligação dos poços com as unidades existentes.

O poço do Guaxinim já está concluído, aguardando apenas a instalação da bomba. Já a construção do poço do Sistema Açaí será iniciada ainda neste mês.