Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Terminal Hidroviário recebe ação educativa da Adepará sobre a Mosca da Carambola

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
15/06/2022 21h58

Uma ação educativa conjunta envolvendo diversas gerências da Agëncia de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) foi realizada no Terminal Hidroviário de Belém, na manhã desta quarta-feira, 15, com o objetivo de conscientizar viajantes sobre os riscos da entrada da mosca- da -carambola em território paraense. A Bactrocera carambolae é o inseto considerado a maior ameaça à fruticultura nacional pois ataca mais de 30 tipos de frutas.

Durante o embarque e desembarque de passageiros, foram distribuídos materiais educativos sobre a praga e os técnicos da Agência falaram com os viajantes sobre o transporte de frutos hospedeiros do inseto. “Nós destacamos que não é só a carambola que essa praga tem preferência, mas a goiaba, a manga, o jambo, a nossa pimenta de cheiro. Então, ela tem mais de 30 hospedeiros e por isso nós precisamos tomar cuidado quando formos viajar e retornar para o local de origem porque nós podemos acabar carregando dentro de um fruto uma larva da mosca da carambola”, orientou a engenheira agrônoma e Fiscal Estadual Agropecuária Gabriela Cunha.

Segundo estimativa da Gerência de Educação Sanitária da Adepará, pelo menos mil pessoas que passaram hoje pelo porto receberam orientações. A principal preocupação foi com os passageiros vindos do Amapá, estado que faz divisa com o Pará e onde existe um sistema de monitoramento e vigilância constante da Adepará no combate a mosca-da-carambola. 

Educação Sanitária e Fiscalização de Trânsito Agropecuário

As ações de educação sanitária da Adepará haviam sido interrompidas durante a pandemia e agora voltaram a ocorrer de forma mais intensa pois são um importante instrumento de multiplicação de informações para garantir o consumo seguro de alimentos em todo o Estado.

No final da manhã, a Gerência de Trânsito Agropecuário da Agência fiscalizou embarcações para evitar a entrada de cargas de frutos vindos do Amapá com destino ao Pará.

Participaram da ação, fiscais estaduais agropecuários e agentes fiscais agropecuários que atuam na Gerência de Educação Sanitária, Gerência do Programa de Erradicação da Mosca das Frutas , Gerência da Adepará de Soure , Abaetetuba e Castanhal.

Sanidade da produção

A principal meta do Programa de Erradicação da Mosca das Frutas da Adepará é manter a área de dispersão da praga, nos limites do estado do Amapá, para evitar restrições ao mercado nacional de exportação de frutos brasileiros in natura. Segundo dados do IBGE, o Pará é o 7º maior produtor de frutas cítricas do Brasil e o primeiro da região norte. A produção de frutas cítricas está concentrada em dois polos, no nordeste com a produção de laranja e tangerina, e na região oeste, que produz limão taiti e laranja.