Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E SANEAMENTO

Estado conclui 80% das obras de ampliação do sistema abastecimento de água em Castanhal

São R$ 105 milhões em investimentos do governo do Estado para oferecer água de qualidade a moradores de vários bairros do município

Por Luciano Cuns (SECOM)
20/06/2022 15h53

A ampliação do sistema de abastecimento vai beneficiar quase 65 mil moradores de CastanhalA Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) prossegue as obras de instalação do novo sistema de abastecimento de água em Castanhal. Antes do final de junho os trabalhos já atingiram 78% do projeto, com frentes de trabalho em vários bairros do município, que fica a cerca de 70 quilômetros de Belém. Os serviços estão em andamento nos setores Santa Catarina, Estrela, Cohab e Comandante Assis.

Na estrutura do setor Cohab está em andamento a construção da Estação Elevatória de Água Tratada, e já foi concluída a montagem dos conjuntos de motor-bombas e da casa de desinfecção. As obras de construção civil estão em fase de conclusão, assim como as instalações elétricas, a rede aérea e a urbanização da área, com a pavimentação das vias de acesso e plantio do gramado.Operários avançam com as obras do novo sistema de abastecimento de água

Já no setor Estrela, os serviços estão concentrados na construção das instalações elétricas, na rede de distribuição de água e no assentamento de rede. No setor Comandante Assis já foi concluída a montagem da estação de tratamento, incluindo o leito filtrante. No setor Santa Catarina está em fase de construção o reservatório elevado.

Dos cinco setores previstos, o governo do Estado entregou o setor Jaderlândia, em janeiro deste ano, beneficiando 35 mil moradores dos bairros Jaderlândia, Jardim Tropical, Bom Jesus e Rouxinol.

Motores e bombas que serão instalados no sistema A ampliação do sistema de abastecimento vai beneficiar quase 65 mil moradores. O projeto, que estava pronto desde o ano 2000, permaneceu engavetado durante anos. Somente em 2019, na atual gestão, foi autorizado o início das obras. Além da construção de cinco estações de tratamento de água, serão instalados 138 quilômetros de redes e 13 mil ligações residenciais. O investimento do Estado na ampliação do abastecimento de água de qualidade em Castanhal é de R$ 105 milhões.