Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Cohab realiza sorteio dos moradores do Viver Melhor Marituba

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/11/2017 00h00

Teve início na manhã desta terça-feira (21), o sorteio que vai definir os moradores do Residencial Viver Melhor Marituba, realizado no Ginásio Poliesportivo do município, no Km 12 da BR-316, que teve a sua lotação máxima ocupada (três mil pessoas). As que ficaram do lado de fora puderam acompanhar todo o processo por meio de um telão. As demais etapas do sorteio ocorrem até as 18 horas desta terça-feira.

Antes do início do sorteio foram chamadas seis pessoas do público até o palco para atestar que os equipamentos estavam lacrados, já validados no dia anterior por uma equipe da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa).

O evento foi declarado aberto pela presidente da Comissão de Acompanhamento do Processo de Seleção dos Candidatos e secretária Municipal de Habitação de Marituba, Ana Cunha. A representante do município afirmou que todas as etapas do processo seletivo foram realizadas em total acordo com as diretrizes do Programa Minha Casa Minha Vida, “dando total legalidade a esse momento de sorteio”.

Lene Farinha, presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), em seu pronunciamento, declarou que o projeto Viver Melhor Marituba tem a contrapartida do Governo do Estado em várias etapas do processo. “Realizamos todas as etapas em parceria com a prefeitura, obedecendo as orientações e normatização do Ministério das Cidades, dando total transparência ao processo, cumprindo todo esse ritual que vocês presenciam hoje aqui. Esperamos entregar essas unidades habitacionais antes do Natal, seguindo o cronograma já estabelecido pela comissão”.

Segundo o prefeito de Marituba, Mário Filho, com a entrega do empreendimento, o município vai ficar com déficit habitacional abaixo de um por cento. “Essa é a maior entrega de unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida do Estado, que acontece justamente em nossa cidade . Além das unidades habitacionais, o residencial terá uma unidade de saúde, uma escola, uma capela ecumênica e, para as crianças, temos duas creches em construção”, garantiu o gestor municipal.

A expectativa de Ana Cláudia Rodrigues da Costa era grande antes do início do sorteio. Com a pontuação de 2.2, a dona de casa disse que estava esperançosa pelo anúncio de seu nome. “Vai ser muito gratificante se eu puder sair do aluguel e for morar lá com meu esposo e meus filhos”, declarou.

Mas alegre mesmo ficou a deficiente visual Mara Izabel Souza de Andrade ao ouvir seu nome. A comemoração foi imediata. Ela e a sobrinha, Ana Paula Moraes, que a acompanhou até o ginásio de Marituba, foram às lágrimas.

Gláucia Fernanda Cantanhede também foi uma das sorteadas. Ela e o companheiro, Marcelo de Jesus Correa Ferreira, têm dois filhos e estão há dez anos juntos. O casal sempre sonhou com a casa própria e hoje deu início à realização desse sonho.

Segundo Antonio Carlos Pinto, secretário executivo da Comissão de Acompanhamento do Processo de Seleção dos candidatos ao Viver Melhor Marituba, “o sistema utilizado para o sorteio foi desenvolvido pelo setor de tecnologia da informação da Cohab , visando definir a hierarquização de candidatos, bem como a indicação de beneficiários e respectivas unidades habitacionais”.

As listas dos sorteios da manhã, definindo o grupo principal e cadastro reserva, será disponibilizada nos sites da Cohab e Prefeitura de Marituba. À tarde, o sorteio será da localização de cada unidade habitacional, com rua, bloco e número do apartamento ao lado do nome do futuro morador. Essa etapa deverá durar em torno de três horas e quarenta minutos. Todo o evento tem transmissão on line pelo site e fanpage da Cohab e portal da Prefeitura de Marituba.