Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CURSO

Semas leva capacitação de agentes ambientais até a Usipaz de Canaã dos Carajás

Metodologia desafia os novos agentes ambientais a buscarem soluções para problemas do seu cotidiano

Por Aline Saavedra (SECOM)
21/06/2022 10h59

A Usina da Paz (Usipaz) de Canaã dos Carajás, município da região sudeste do Pará, é mais uma a receber o curso de capacitação de Agentes Ambientais oferecido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas). Com início das aulas na última segunda-feira (20), o curso se estende até a próxima quinta-feira (23) e vai certificar todos os que concluírem a capacitação. Ao todo, foram oferecidas 30 vagas e todas foram preenchidas pelos moradores da região.

A Usipaz de Canaã dos Carajás foi a sexta entregue pelo Governo do Estado e assim como as demais, conta com a oferta de mais de 70 serviços à população, que vão desde procedimentos odontológicos até cursos e capacitações como os realizados corriqueiramente pela Semas. Com os novos Agentes Ambientais que serão capacitados até a quinta-feira, a Semas chega ao número de 100 novos parceiros do meio ambiente que receberam a certificação neste primeiro semestre de 2022.

"O curso já foi realizado nas usinas do Icuí, Cabanagem e Bengui e agora, com a recente inauguração da Usipaz de Canaã, no último dia 04, trouxemos essa iniciativa para os moradores de uma região tão rica e que precisa de iniciativas como essa", afirmou a coordenadora de Educação Ambiental da Semas, Andreia Monteiro.

A metodologia do curso, além de abordar a parte teórica sobre reciclagem, reaproveitamento de resíduos e demais temas, desafia os novos Agentes Ambientais a buscar soluções para problemas do seu cotidiano. "Trabalhamos com uma metodologia ativa, na qual eles passam por um processo de discussões, de amadurecimento de ideias e de propostas para ações em prol do meio ambiente. Metodologias que façam que interajam e fortaleça o grupo, para quando sairmos, deixemos um grupo coeso que possa colocar em prática as ações de atividades que melhorem a problemática ambiental do município", explicou a bióloga Alessandra Azevedo, uma das responsáveis por ministrar o curso.

Canaã dos Carajás conta com áreas verdes de suma importância para o município, como a Floresta dos Carajás, o Campo dos Ferruginosos e o Parque Veredas. Para o diretor da Usipaz de Canaã dos Carajás, Erick de Carvalho, esses locais ganharão importantes aliados ao término da capacitação. "O curso permite que a nossa população se qualifique e consiga realizar ações nesses institutos ou até mesmo promover espaços de conservação, mesmo com o desenvolvimento urbano que vivemos em Canaã. É uma ação importante para a conscientização dos nossos munícipes, para que esses participantes sejam multiplicadores dessas ações de preservação ambiental, buscando sustentabilidade nessa interação entre o homem e a natureza", frisou Erick.

A chegada da nova Usipaz em Canaã dos Carajás e, consequentemente, da oferta de cursos como o de capacitação em Agentes Ambientais, foi motivo de comemoração para os moradores da localidade. "É de grande importância a Usina da Paz no nosso município, trazendo esse curso que vai agregar muito conhecimento para a população e através desse conhecimento, vamos multiplicar ainda mais para a população em prol de um desenvolvimento sustentável e econômico dentro do município", finalizou a estudante de Engenharia Florestal e participante do curso, Deyse Silva.

Serviço - A UsiPaz Canaã dos Carajás funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h; e aos domingos, de 8h às 18h, funcionando de acordo com as demandas da comunidade e das Secretarias e Fundações para a realização de eventos.