Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Pará participa de Fórum da Floresta Tropical de Oslo 2022, na Noruega

A conferência é organizada pela Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad)

Por Aline Saavedra (SECOM)
22/06/2022 13h34

O titular da Semas, Mauro O’de Almeida (2º à esq.) participou de um dos painéis do evento O Governo do Pará, com a representatividade do titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), secretário Mauro O’de Almeida, se faz presente no Fórum da Floresta Tropical, que ocorre em Oslo, capital da Noruega. O evento ocorreu nesta terça-feira (21) e quarta-feira (22), respectivamente. O Fórum é uma importante conferência global que reúne formuladores de políticas e profissionais da sociedade civil, do setor privado e de organizações do setor público que trabalham nos níveis global, nacional e subnacional para reduzir e reverter o desmatamento tropical.

A conferência é organizada pela Norad, a Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento, em nome da Iniciativa Internacional Norueguesa para o Clima e as Florestas (NICFI). Neste segundo dia de atividades, o secretário Mauro O’de Almeida participou do painel ‘Transição para commodities livres de desmatamento’ abordando as iniciativas do Pará sobre o tema.

“Estive participando de um painel de como o setor privado pode ajudar nas commodities livres de desmatamento. Expus aqui o que o Pará tem feito até agora para a construção de pontes com o setor privado, a exemplo do que ocorre nos Territórios Sustentáveis, CAR 2.0, Selo Verde, Fundo garantidor do Banpará (Banpará-Bio) e mais especificamente dizer que a gente tem vontade de fazer em conjunto com o setor privado, com terceiro setor, um apoio em rede, para que a gente possa, primeiro, fazer em rede com que pequenos e médios produtores rurais tenham acesso a créditos, tenham acesso à assistência técnica rural e possam fazer com que a sua atividade seja mais sustentável possível. Daí a necessidade de juntar esforços com todos que estavam aqui e mais os que estão no Brasil para que possamos chegar a um bom denominador comum”, ressaltou o titular da Semas, Mauro O’de Almeida.

No Pará, as iniciativas listadas já refletem resultados significativos a exemplo do Território Sustentável (TS) que promove o ordenamento fundiário, o fortalecimento sustentável das cadeias produtivas já estabelecidas e a inserção de outros meios produtivos. Após a implantação no TS PA-279, a política expandiu para o “TS BR-235”, o “TS Baixo Araguaia” e o “TS Carajás”. Além disso, foi criada a plataforma Agrotag que oferece eficiência e segurança com o gerenciamento das propriedades, informações de produção e renda.

Vale ressaltar ainda que foi criada a Estratégia Estadual de Bioeconomia e que já está sendo construído, por meio de um diálogo democrático, com a instauração de um grupo de trabalho que reúne mais de 40 instituições envolvidas, o Plano Estadual de Bioeocnomia (PlanBio). O Plano prevê a valorização de ativos ambientais para criar um novo modelo de desenvolvimento. A segunda rodada de oficinas para a construção do Plano, que será entregue em Outubro, ocorrerá no final deste mês de junho.