Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Estado constrói e entrega nova orla de Afuá antes do Festival do Camarão

A 'Veneza Marajoara' também recebe sinalização horizontal e vertical do Detran, deixando a Cidade pronta para seu principal evento turístico

Por Kátia Aguiar (COHAB)
22/06/2022 16h47

Governador Helder Barbalho percorreu os mais de 100 metros da orla em veículo típico de AfuáCom 110 metros de extensão, resultado de um investimento superior a R$ 1,7 milhão, a nova orla da sede municipal de Afuá, no Arquipélago do Marajó, foi entregue à população nesta terça-feira (22). Construída por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) e a Prefeitura de Afuá, a obra mudou a frente da cidade, conhecida como a “Veneza Marajoara”, e localizada a mais de 250 quilômetros de Belém.

A entrega da orla fez parte da agenda de trabalho do governador Helder Barbalho na região. “Eu quero falar da minha honra e satisfação de estar voltando aqui para inaugurar uma obra que é fruto de parceria da Setran com a Prefeitura de Afuá. Eu recordo que o Mazinho (Odimar Wanderley Salomão, prefeito de Afuá) me mostrou a situação que estava a frente da cidade, que as forças das águas tinham arriado a parte da orla. Imediatamente, eu repassei à Setran para que pudesse fazer a intervenção. É um investimento de mais de um milhão de reais. Graças a Deus, a frente da cidade está bonita, e agora chega a sinalização do Detran (Departamento de Trânsito do Estado), tanto vertical como horizontal. Só peço ao Detran que termine esse trabalho de sinalização antes do Festival do Camarão, para quando todo mundo chegar para a festividade ter toda a sinalização disponível para os visitantes e moradores do município”, disse Helder Barbalho.Equipes do Detran avançam com a sinalização da orla

O Festival do Camarão de Afuá, maior evento do calendário turístico e cultural , ocorre todo mês de julho em Afuá, que também se destaca pelo uso da bicicleta como principal meio de transporte.

O secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira, ressaltou que a orla do município de Afuá é mais uma obra completa, executada por determinação do governador Helder Barbalho. “Estamos entregando equipamento repaginado, requalificado, com toda a infraestrutura de pilares refeita e reforçada, e com pintura e sinalização, para que a população possa aproveitar a orla, e o turismo seja fortalecido em Afuá”, acrescentou.

O vigilante Euzivam Chagas de Lima, morador da cidade, lembrou que toda a orla era de madeira, o que gerava muita insegurança a quem frequentava o local. “Com a nova orla ficou muito bom para a gente. Melhorou muito pra população, pois teremos mais segurança para transitar por aqui”, disse Euzivam.