Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA, LAZER E PATRIMÔNIO

Estação Junina tem programação infantil e atrações, nesta sexta-feira

Haverá o espetáculo 'Uma história das histórias do Boi Bumbá”, com a atriz Ester Sá, entre outras ações, como a 'Baião de Dois'

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
23/06/2022 13h55

Na Estação das Docas tudo pronto para receber o projeto ‘Estação Junina’ 2022, nesta sexta-feira (24) A programação infantil está garantida para as famílias que visitarem a Estação das Docas nesta sexta-feira, 24 de junho, Dia de São João. O projeto ‘Estação Junina’ edição 2022 traz ao palco montado entre os armazéns 1 e 2, a artista Ester Sá, que apresentará o espetáculo narrativo “Uma história das histórias do Boi Bumbá”, às 17h. Em seguida, a banda Baião de Dois realizará um show, das 18h às 20h. Também haverá apresentação da quadrilha ‘Os Tancredinhos’ para finalizar a noite em clima de arraial. A programação é gratuita. 

Inspirada nos Autos de Boi Bumbá e na obra Boi Bumbá, auto popular, em que o escritor paraense Bruno de Menezes descreve a apresentação de um auto do Boi Bumbá, das décadas de 40 e 50, a artista Ester Sá fará uma releitura poética com o objetivo de despertar a curiosidade e a imaginação da criançada para visitar o passado, e as simbologias desta manifestação cultural. 

A partir das 17h, desta sexta-feira, a atriz Ester Sá apresentará o espetáculo histórias do Boi Bumbá A apresentação do espetáculo narrativo ‘Uma história das histórias do Boi Bumbá’ inicia às 17h e une a brincadeira do Boi, que encanta todas as gerações, à narrativa poética sobre a manifestação, sendo um convite e homenagem a vida. 

“Veremos Pai Francisco, Catirina, os indígenas, o amo e os vaqueiros, e todos esses personagens que retratam o povo brasileiro e estão presentes na trama do Auto do Boi Bumbá, obra genuínamente popular, de riqueza impar, em conhecimento, espirituosidade, alegria e beleza”, revela Ester Sá.

A banda Baião de Dois também se apresentará na Estação das Docas com um repertório de arrasta pé De 18h às 20h, será a vez da banda Baião de Dois, que levará muita animação ao palco da Estação Junina. O grupo, que já teve algumas formações e já levou muita música ao norte e nordeste do País é composto por paraenses. Juliana Franco é uma das vocalistas do grupo e conta que o repertório irá passear pelos estilos típicos de São João com muito xote, Baião, arrasta pé, forró e também músicas atuais, a fim de realizar um show que agrade a todos os públicos.  

“É um show animado, com muita música para dançar. Para nós da banda Baião de dois, a expectativa é a melhor possível para esse show, ainda mais sendo na Estação das Docas, que é referência em turismo. É uma grande alegria fazer parte desse momento de encontro com o público público, desse dia especial de São João”, conta  Juliana Franco.  

Para finalizar a noite em ritmo de arraial, a quadrilha ‘Tancredinhos’, que possui 39 anos de história, fará uma apresentação especial para o público da Estação das Docas, a partir das 20h. A quadrilha foi criada em 1983, com o nome de Caipirinhas da 36, até 1986 quando foi inaugurada a Praça Tancredo Neves, em Ananindeua, e passou a se chamar então de Tancredinhos na Roça. 

“O importante é ser feliz no São João do Norte, vivendo momentos tradicionais do São João, sem precisar imitar outras regiões, pois nosso São João é belo, maravilhoso, assim como nossos ritmos, nossas ervas, nossas danças, enfim, o nosso Pará, que tem muito o que mostrar no ciclo junino. Viveremos esse momento de felicidade em um terreno junino, que neste caso será a Estação das Docas”, declara Elza Monteiro, coordenadora da quadrilha Tancredinhos.  

A ‘Estação Junina’ edição 2022 é uma realização do Governo do Estado por meio da Organização Social Pará 2000, que administra o complexo turístico. “Aos poucos seguimos resgatando os projetos que o público da Estação tanto aprecia. Depois de alguns anos sem a nossa quadra junina, estamos muito contentes em poder proporcionar mais esse momento de alegria e festividade aos paraenses e turistas”, aponta Ruan Rocha, diretor-presidente da OS Pará 2000. 

SERVIÇO
Estação Junina 2022
Data: 24 de junho de 2022
Hora: de 17h às 21h
Local: Palco entre os armazéns 1 e 2 - Orla
Entrada Franca.