Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE OLÍMPICO

Curro Velho sedia II Congresso Nacional de Breaking 2022

Programação contará com palestras e bate-papo, batalhas de Crews (grupos de dança) B-Girl e B-Boys, e rodas de dança

Por Governo do Pará (SECOM)
24/06/2022 11h05

O Curro Velho, em Belém, recebe neste sábado (25) e domingo (26) o II Congresso Nacional de Breaking 2022, organizado pelo Conselho Nacional de Dança Desportiva (CNDD), que tem como objetivo debater a modalidade Breaking como esporte olímpico. O custo de entrada é de 1kg de alimento não perecível. 

A vice-diretora de Breaking do CNDD, B. Girl Lú, o árbitro internacional e membro da Comissão de Arbitragem do Departamento de Breaking, Migas DF Zulu, e o paraense Leony estarão presentes como jurados. O Conselho é a entidade responsável pela regulamentação da modalidade esportiva Breaking no Brasil e é filiado ao Comitê Olímpico Brasileiro e à Federação Mundial de Esportes de Dança (WDSF). O Departamento Breaking foi criado em 2021 e é responsável por planejar, organizar e executar o Breaking do Brasil, nacional e internacional.

O II Congresso Nacional de Breaking será realizado em parceria do CNDD com o Grupo Estilo de Belém Breaking, celebrando o 29º Festival Hip Hop Belém Anual. Além de palestras e bate-papo sobre o Breaking nas Olímpiadas, também apresentará em seu cronograma batalhas de Crews (grupos de dança) B-Girl e B-Boys, batalha kids, cyphers (rodas de dança), em comemoração de aniversário de uma das crews mais tradicionais do estado do Pará, a Estilo de Belém Breaking.

A Dança Desportiva ou Dance Sport é a atividade que combina o desporto e a dança, e que permite aos participantes melhorar a aptidão física e bem-estar mental, formar relações sociais e obter resultados nas competições de todos os níveis. 

Breaking Paraense do Estilo de Belém

No Pará, a dança Breaking da cultura Hip Hop iniciou na década de 1980, com jovens incentivados pela dança do cantor Michael Jackson. Em 1982, estreou em Belém, no Cinema Palácio, o filme Flashdance, com cenas de dança trazendo o grupo de Breaking americano “Rocksteady Crew”. A partir daí, os paraenses pioneiros “Electro Boys”, “Irmãos Break”, “Brazilian Break”, “Scorpions Colors”, dentre outros, deram continuidade à dança breaking por eles observada no filme. 

No ano de 1984, esses grupos de jovens foram procurados pela produção da rádio Cidade Morena FM, para se apresentarem dançando breaking na estreia do filme “Beat Street” no Cine Olímpia. A rádio fez uma caravana de dança Breaking nos bairros, que ficou conhecida como “caravana da street dance”. 

Acompanhando a tendência em todo o país, os jovens paraenses passaram a dançar o Breaking que viram nos filmes. Logo, grupos de dança foram contratados pela TV Guajará para se apresentarem  em um programa de auditório que deu visibilidade à modalidade. O Breaking se expandiu para praças e escolas, através dos grupos "Street Player”, “Rap Boys”, e, na década de 90, ganhou projeção nacional, sendo exibido no Domingão do Faustão da TV Globo. Os grupos também representaram o Pará em campeonatos nacionais.

Nos anos 2000, participaram do Festival Francês Mouv La Rie. Além disso, B-Boy Fera e Maluquinho foram destaque no concurso de dança da TV Xuxa. Em 2013, celebraram os 20 anos do Festival Hip Hop Belém no Teatro Waldemar Henrique e Marcos Ninja foi jurado da seletiva Korea BC One no Polo Joalheiro Igama.

Em 2016, realizam a seletiva “Battle of The Year Brasil'' na Praça da República e, em 2018, realizam, no Teatro Waldemar Henrique, a BC One em Belém. Em 2022, Livia Gadelha ganha a medalha de prata nos jogos estudantis ISF Gymnasiade na Normandia, França. Assim, levaram a cultura Hip Hop para o mundo há 30 anos, com ênfase na Dança Breaking.

Crias do Curro Velho

Nos anos 1993, os grupos participaram, no Núcleo de Oficinas Curro Velho, das oficinas de fotografia e tornaram-se arte-educadores de Breaking. Em seguida, participaram de encontro de saberes, em que conseguiram aprender a se desenvolver e melhorar seus conhecimentos. Absorveram o que aprenderam no Curro Velho para repassar a seus alunos com o objetivo de multiplicar os agentes formadores da arte e do saber hip hop.

E foram mais além, dedicaram-se a trabalhar com grupos de risco e situação de risco, e isso chamou atenção da Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funcap), escolas e projetos sociais, que se interessaram em levar a dança do Breaking para dentro das unidades como medida socioeducativa. Estes resultados de oficinas em Belém, projetos de escolas na capital e oficinas do Curro Velho nos municípios paraenses, tiveram grande impacto no resultado da conquista da arte da educação com o Breaking. 

Em 2009, a Fundação Cultural do Pará ganhou o primeiro lugar geral de melhor projeto social com crianças e jovens, do bairro do Jurunas e Cidade Velha, dançando Breaking, no Festival Nacional de Dança de Rua, realizado em Belém, no teatro Waldemar Henrique. O resultado fez o estilo de Belém ganhar a medalha dos Direitos Humanos Paulo Frota, na Alepa, pelos serviços prestados à sociedade paraense.

“Hoje, queremos levar esse esporte para dentro do curso de educação física, para todo o estado do Pará, celebrando a medalha de prata da atleta Lívia, do Estilo de Belém Breaking. A Dança da cultura Hip Hop, o Breaking Esporte, nas olimpíadas de 2024, é a melhor resposta e conquista de uma luta, desde os anos 80, das periferias do mundo e também de Belém, confirmando, assim, que isso soma na diminuição da violência. É uma luz no fim do túnel para crianças e jovens dizendo não às drogas, e sim à vida. A convergência social está no Festival Hip Hop Belém sempre somando na redução da violência”, afirmam Fera, Maluquinho, Marcos Albuquerque e Livia Gadelha.

Serviço:

II Congresso Nacional de Breaking CNDD 2022

Local: Núcleo de Oficinas Curro Velho, Rua Professor Nelson Ribeiro, 287

Data: 25/06 e 26/06

Entrada: 1kg de alimentos para doação.

Programação

Sábado (25/06)

11h às 12h30 - Recepção inscrição e credenciamento

13h - II Congresso Nacional de Breaking CNDD. Tema 1: Organização da Dança Desportiva no Movimento Olímpico

13h50 - Tema 2: Corpo e mente, como estão?

14h40 - Tema 3: Arbitragem Internacional em Breaking. O que mudou?

15h30 - Batalha Kids Jurados: Livia, Kekeu e Ninja Zulu King

16h30 - Seletiva Top 16 B-Boys 

17h30 - Cyphers

20h - Encerramento

Domingo (26/06)

09h às 10h - Recepção e credenciamento 

10h30 - Batalha de B-Girls - Top 16

11h30 - Batalha de B-Boys Top 16

14h - Final B-Girls e B-Boys

15h - Batalha de Crews

17h - Cyphers

17h30 - Celebração Estilo de Belém Aniversário Crew 

19h30 - Agradecimentos 29º Festival Hip Hop Belém

20h - Encerramento

Quer aprender o Breaking?

BELÉM

Centro Norte de Ginástica, Travessa Lomas Valentinas, 472. entre Pedro Miranda e Antonio Everdosa.

Dias: Segunda, Quarta e Sexta-feira, das 09h às 11h, no bairro Pedreira.

Inscrições livres 

Informações: instrutor Marcos (98297-7585) 

 

ANANINDEUA

CRAS Estrela Ananin 

Dias: Sexta-feira, de 8h às 10h 

Instrutor Luís 

Texto: Álvaro Frota/Ascom FCP