Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO

Curso de educação ambiental capacita professores e técnicos em São Félix do Xingu

Técnicos da Semas e professores do município debateram a elaboração de planos de ações para solução dos problemas com base nas características ambientais locais

Por Aline Saavedra (SECOM)
24/06/2022 12h18

Uma capacitação em Educação Ambiental ministrada por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) foi encerrada nesta sexta-feira (24) no município de São Félix do Xingu, no sudoeste do Pará. O curso começou na última segunda-feira (20), com participação predominante de professores da rede pública - entre os 28 participantes inscritos, 25 eram professores. 

Os temas abordados durante a semana da capacitação enfocaram as características ambientais locais e a elaboração de planos de ações para solução dos problemas, como o descarte inadequado de resíduos, a conservação do meio ambiente, entre outros. Edira Vidal, Gilton Moura e Ivonete Ribeiro foram os técnicos em gestão do meio ambiente que ministraram o curso e acompanharam os participantes em uma visita em campo na Praia do Porco, para identificação de problemas ecológicos e propostas de soluções socioambientais para a comunidade.

Sérgio Benedetti, secretário de Meio Ambiente de São Félix do Xingu, destacou que o objetivo principal de trazer a equipe da Semas do Estado, para promover a capacitação em educação ambiental, é poder levar aos participantes educadores, membros da sociedade civil, de órgãos, entidades aqui da região, é viabilizar informações sobre o tema meio ambiente, conservação ambiental, reciclagem, destinação de resíduos sólidos, entre outros. 

“Formar multiplicadores das informações e conceitos de meio ambiente, disseminar por meio do treinamento e das reuniões que ocorrem na capacitação, as ações que a Semas municipal tem realizado, no sentido de melhorar as condições ambientais e promover adequações de processos e, principalmente, deixar um legado pra sociedade, para que a gente possa ter uma São Félix reconhecidamente melhor, pela mídia, pela própria sociedade, pelos municípios vizinhos, para contribuir cada vez mais na evolução desse município, principalmente no que se refere às questões ambientais”, avalia o secretário de meio ambiente municipal.

O guarda florestal Lindomar de Souza Nascimento ressaltou a importância do curso de educação ambiental para o município, fruto de parceria entre a Semas e a Secretaria de Meio Ambiente municipal. "Eu creio que muitos cursos virão para nossa região. Temos projetos para regularização do meio ambiente e vamos unidos resolver problemas ambientais e resolver a situação para a população", prevê.

A gerente de Programas e Projetos em Educação Ambiental, da Semas, Edira Vidal, deu ênfase à fusão entre a educação formal – com participação predominante de professores da rede pública na capacitação - com a educação não formal promovida pela Secretaria estadual de meio ambiente e sustentabilidade. “Esse entrelace da educação formal com a educação não formal é exatamente o que precisamos para que nossas ações relacionadas à sustentabilidade sejam fortalecidas e vivenciadas com maior eficácia. Aqui em São Félix, o resultado está sendo gratificante e certamente os projetos apresentados pelos participantes serão mais uma contribuição ao planejamento da Semma do município de São Félix do Xingu”, pontua a gerente.

“A importância do curso de educação ambiental é que o município está carente. Esses projetos são muito bem-vindos e que façam outros mais vezes, nesse momento a gente está precisando muito disso. Durante a capacitação, estamos indo em vários locais, como a Ilha do Porco, onde encontramos várias irregularidades, que não são tão complicadas pra gente resolver, com união da comunidade, comerciantes, empresários e poder público a gente resolve esses problemas. A gente agradece as secretarias de meio ambiente do estado e do município pela parceria”, declara o biólogo e professor Carlos André Nascimento, participante da capacitação em educação ambiental.

Renata Gonçalves, professora de ciências naturais - física, química e biologia -, explicou sobre a relevância da capacitação oferecida pela Semas no município. “Sensibilizou a todos para trabalharmos juntos, mostrando que todas as secretarias têm possibilidade de unir forças para fazer a diferença e cuidar do nosso meio ambiente. A capacitação nos enriqueceu com materiais que ainda não tínhamos conhecimento. Como professora, posso afirmar que nossa educação só teve a ganhar com o curso, pois nos trouxe grandes possibilidades de trabalhar em sala de aula unindo-nos com a comunidade e nos ligou à Semas de uma maneira nunca vista em nosso município. Só temos a agradecer pelo grande conhecimento que recebemos durante esse curso”, concluiu a professora.