Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Mais de 100 CARs são entregues a produtores em Santa Maria e São Francisco do Pará

A entrega foi assegurada pelo Programa Regulariza Pará, que integra o eixo Ordenamento Territorial, Fundiário e Ambiental do Plano Amazônia Agora

Por Aline Saavedra (SECOM)
24/06/2022 16h33

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), entregou 117 Cadastros Ambientais Rurais (CARs) validados para moradores dos municípios Santa Maria e São Francisco do Pará, nordeste paraense. O ato de entrega que ocorreu, nesta sexta-feira (24), na praça central do município de Santa Maria, promovido por meio do  Programa "Regulariza Pará", presente no eixo Ordenamento Territorial, Fundiário e Ambiental do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), pilar que promove a regularização ambiental com apoio ao protagonismo municipal. 

Proprietários e posseiros rurais devem obrigatoriamente inscrever seus imóveis rurais no CAR, a primeira etapa da regularização ambiental. A partir da inscrição do CAR, o órgão ambiental responsável verifica informações ambientais do imóvel, para constatar se estão de acordo com normas e parâmetros estabelecidos pelo Código Florestal.

O CAR possibilita que o produtor rural administre suas posses ou propriedades rurais de acordo com as leis ambientais, também torna possível acesso à linha de crédito Banpará-Bio, para fomento à produção, assim como garante prioridade na regularização fundiária e adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar.

No município de Santa Maria do Pará, 66 CARs validados foram entregues, o que  corresponde a uma área de 1.231,8999 hectares, sendo um maior a quatro módulos fiscais. “A gente fica muito satisfeito em nome da nossa população, em estar recebendo o Governador do Estado, que vem trabalhando por todo o Pará, presente nos municípios. Ficamos muito felizes pelo CAR. É emocionante quando vem algo para beneficiar o nosso município, nossa população e o desenvolvimento do Estado”, comenta Alcir Costa, prefeito de Santa Maria.

Em São Francisco do Pará, 2.449,8190 hectares foram validados, dois Cadastros com área superior a quatro módulos fiscais. Entre os beneficiados está o agricultor Luiz Carlos da Silva, que fornece mudas de plantas em seu canteiro. Ele fala que se sente grato por receber o CAR. “Estou recebendo o CAR do meu terreno, que vai proporcionar muita melhoria, vai dar uma alavancada muito melhor na agricultura nossa, porque a partir desse momento, vamos ficar documentados”, diz ele contente.

“Hoje o time da Secretaria de Meio Ambiente libera uma centena de CAR, do Cadastro Ambiental Rural. Quem é produtor rural sabe, que até pra você vender um produto, você precisa ter o seu CAR atualizado. E a Semas, junto com a Emater, está trazendo o Cadastro Ambiental Rural para seus produtores aqui de Santa Maria e dessa região”, enfatizou o Governador do Estado, Helder Barbalho.