Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Encontro Setorial do Agronegócio, em Redenção, discute oportunidades para o setor

Evento mobilizou representantes do poder público e do segmento econômico e contou com palestras sobre acesso a crédito, tecnologia, entre outros temas

Por Igor Nascimento (SEDEME)
25/06/2022 11h09

Acesso a crédito, tecnologia, logística, energia, regularização fundiária e ambiental foram alguns dos principais temas discutidos durante o I Encontro Setorial para o Desenvolvimento do Agronegócio, em Redenção, no sul do Pará, realizado em três dias. Encerrado na sexta-feira (24), o evento contou com a participação de representantes do setor produtivo da região e do poder público, que discutiram soluções e oportunidades de incentivo do segmento. 

Realização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e da Prefeitura de Redenção, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (Sicoct), o evento contou com mais de 15 palestras sobre uma variedade de temas, todos estrategicamente pensados para fornecer informações importantes para produtores e pela classe produtiva local. 

Mauro Barbalho, diretor de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços da Sedeme, destacou a relevância da realização do evento para a região. “Estes três dias de Encontro foram muito produtivos, especialmente, porque este evento colabora para que possamos entender, incluindo todos os parceiros e órgãos presentes desde o primeiro dia, como o setor público pode se estruturar de forma mais adequada para atender o agronegócio que já chegou há muito tempo em todas as regiões do Pará, tornando possível que trabalhemos conjuntamente, tanto órgãos do Estado quanto as prefeituras das regiões, buscando o desenvolvimento do agronegócio no Estado”, explicou.

“Esta foi só a semente. Daqui, vamos emitir um relatório, preparar um questionário para todos os que participaram do evento nesses três dias para que tenhamos contribuições de como podemos trabalhar em resultados ainda mais assertivos” adiantou Mauro. 

Carlos Gonçalves, secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços de Redenção, destacou perspectivas de desenvolvimento do município para o futuro e adiantou que já existe um projeto de Parque Agroindustrial em desenvolvimento para a localidade. “Redenção é uma cidade em desenvolvimento e daqui a 5, 10 anos vai mudar muito, isso porque nós recebemos todos os dias empreendedores que têm interesse em se instalar aqui. Temos um projeto para a instalação de um Parque Agroindustrial, inclusive com o documento para a cedência da área já pronto para o governador vai assinar na segunda-feira. Depois disso, vamos desmembrar a área e começar a trabalhar em parceria com a Codec [Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado] para a estruturação da área”, adiantou. 

Gonçalves disse, ainda, que o município possui um programa municipal de desenvolvimento econômico voltado para a atração de investimentos. “Temos o programa de desenvolvimento econômico de Redenção, que permite que quanto mais o investidor realizar negócios, mais incentivo ela possa receber, como isenção de taxas municipais, facilitação do licenciamento ambiental e outros benefícios. Temos uma estrutura governamental preparada para receber o empreendedor, além de clima favorável para plantar outras culturas além da soja e milho, terra em abundância e diversos incentivos municipais e estaduais”, informou. 

Crédito e Incentivo

No último dia de palestras, na sexta-feira (23),  palestras sobre acesso a crédito contaram com a participação de representantes do Banco do Estado do Pará (Banpará), Banco da Amazônia, Sicredi, Sicoob e Caixa Econômica Federal. 

A Sedeme apresentou a Política de Incentivos Fiscais do Estado, que oferece a oportunidade de isenção ou redução de impostos estaduais para empreendimentos industriais, com contrapartidas de geração de emprego e renda na região e compras locais. O coordenador de Incentivo Fiscal da Secretaria, Hélio Campos, explicou como os produtores locais podem ter acesso aos benefícios. 

O economista e Diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Pádua Rodrigues, apresentou a atuação e os objetivos da entidade, assim como o trabalho que está sendo desenvolvido em parceria com a prefeitura para a estruturação do Parque Agroindustrial, em uma área de 132 hectares, às margens da PA-287, que está prestes a ser doada pelo Estado ao município.

Oportunidade

O produtor rural Valdir Fries, natural do Estado do Paraná, investidor agrícola da região, explicou porque foi importante participar do evento. “Tive a oportunidade de participar desse primeiro encontro nos três dias e foi muito importante porque pude conhecer todos os potenciais da região, inclusive com números, além das lideranças e autoridades do poder público. O agronegócio não depende diretamente do poder público, mas o papel dele é importante tanto na área de pesquisa com a Embrapa quanto na área de vegetação com as secretarias, entre outros, e esta região já está produzindo soja há cerca de 18 anos, nós como participantes da primeira safra de soja e de milho estamos investindo cada vez mais nisso, a partir do momento em que vamos conhecendo a região, tendo firmeza e oportunidades. O conhecimento do potencial da região nos recebemos através desse encontro e a informação são a base de todo o negócio”, disse. 

O próximo município a receber a programação do evento será Paragominas, nordeste do Estado, no período de 29 de junho a 1 de julho de 2022.