Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

HGT comemora os cinco anos do Projeto Laços de Amor com a I Feira das Gestantes

Nos cinco primeiros meses deste ano de 2022, o HGT realizou quase 600 partos. No ano passado, 1.636 bebês nasceram na unidade hospitalar.

Por Governo do Pará (SECOM)
25/06/2022 11h58

Momento de evento comemorativo pelos cinco anos do projeto Laços de Amor no Hospital Geral de Tailândia (HGT)Referência no atendimento em Maternidade, na região nordeste paraense, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), neste mês de junho, completou cinco anos do projeto Laços de Amor, cuja finalidade é a de fortalecer os vínculos entre as gestantes e a equipe multiprofissional da unidade hospitalar, o que permite  maior segurança na assistência à obstetrícia antes, durante e no pós-parto.

O Projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e é conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). Nesta última sexta-feira (24), para comemorar metade de uma década acolhendo as mães, o HGT promoveu um evento macro ao ar livre, na área arborizada do jardim, a “I Feira da Gestante”.

Foram disponibilizados serviços de beleza com oferta de cabeleireiro, maquiagem, book de fotos das grávidas para ficar de recordação a elas; além de estandes que foram montados para esclarecimentos de dúvidas sobre a gravidez e por fim, um lanche saudável foi servido a base de frutas, sucos e sanduiches naturais. Na saída do evento, as gestantes receberam um kit de higiene pessoal para o bebê como um pacote de fraldas, lenço umedecido, sabonete, entre outras produtos importantes.Evento do HGT ofertou serviços de esética às mães

No local, a equipe multiprofissional de Enfermagem, juntamente com a Fisioterapia, Farmácia, a área Médica de Obstetrícia e a Nutrição, “abordaram assuntos como: alimentação durante a gravidez, fisioterapia na gestação, os cuidados ao ingerir remédios, os tipos de partos que a mulher pode passar, entre outros pontos importantes para o nascimento do bebê”, pontuou Emanuelle Campiolo, enfermeira e uma das coordenadoras da Feira. 

Uma das participantes, Raquel Santos, de 26 anos, aprovou o evento e agradeceu as orientações repassadas pelas equipes. “Confesso que esse projeto é um aprendizado. Fico mais aliviada. É tudo muito novo. É o meu primeiro bebê e, quanto mais se aproxima o momento do parto, eu fico nervosa. Mas hoje, depois de participar deste acolhimento com os profissionais do HGT, tirei minhas dúvidas. Estou mais confiante para o procedimento”.

Nos cinco primeiros meses de 2022, o HGT já realizou quase 600 partos. No ano passado, foram 1.636 bebês nascidos na unidade hospitalar.

O Projeto – Todos os meses as futuras usuárias de parto na unidade hospitalar são conduzidas por integrantes do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) a realizarem um tour para conhecer alguns setores do hospital, entre eles, a Sala Cirúrgica onde elas terão seus filhos, o posto de Enfermagem e toda a estrutura observando o suporte obstétrico oferecido pelo hospital.

No cronograma, tem palestra ministrada sobre as formas de partos para maior esclarecimento às futuras mães e dinâmicas interativas com direito a “lembrancinhas” do projeto.

De acordo com o enfermeiro do Centro de Parto Normal e coordenador do Projeto, Renan Aviz, a visita das gestantes é importante para fortalecer o vínculo com o pré-natal e a maternidade, onde ela vai ter o seu bebê. “Isso é preconizado pela Rede Cegonha. Assim, é importante conhecer a maternidade, semanas antes de ser internada para o parto. Esse projeto tem o intuito de fazer com que a futura mamãe conheça o fluxo, o ambiente hospitalar e a equipe que vai recebê-la”.

Durante a visita no HGT, as mães conhecem a estrutura disponibilizada com instrumentos que auxiliam para um excelente parto, tais como: barra, onde a gestante pode fazer exercícios durante o trabalho de parto. “Além deste suporte, proporcionamos uma bola de pilates para que a usuária possa fazer exercícios pélvicos que auxiliam no trabalho de parto, na dilatação, na abertura da pelve”, explicou o profissional.

Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

SERVIÇO

 HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto de Pallmer Barros