Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E CIDADANIA

Entrega do Núcleo Avançado de Polícia Científica em Tucuruí beneficia seis municípios

Além da população de Tucuruí, melhorias também alcançam a de Breu Branco, Novo Repartimento, Goianésia do Pará, Pacajá e Tailândia, no sudeste do estado

Por Alexandre Cunha (Pol. Científica)
25/06/2022 16h10

Governador Helder Barbalho, comitiva e servidores públicos na frente do Núcleo Avançado de Polícia Científica do Pará em TucuruíO Governo do Estado fez a entrega, na manhã deste sábado (25), do Núcleo Avançado da Polícia Científica do Pará (PCEPA) de Tucuruí, que fica no sudeste paraense. O prédio é de 2011 e nunca havia passado por melhorias nas gestões passadas. O núcleo se torna o quinto prédio da PCEPA entregue com melhores condições pela atual gestão estadual, em benefício da segurança pública, da justiça e da população. Estiveram presentes no ato de entrega o governador Helder Barbalho, o secretário de Segurança Ualame Machado, o diretor-geral Celso Mascarenhas e autoridades públicas.

As melhorias do Núcleo Avançado de Tucuruí envolvem todos os setores do prédio, com novos laboratórios de informática, de drogas de abuso, de balística, consultório para exames sexológicos, nova sala de necropsia e câmara fria, que foram visitadas pela comitiva do governador Helder Barbalho durante a entrega. "Foi uma reconstrução que transformou o núcleo em completamente novo, com todos os espaços revitalizados que, com certeza, vai oferecer melhores condições aos nossos servidores e o melhor atendimento às pessoas que buscam os serviços periciais", disse Celso Mascarenhas, diretor-geral da PCEPA.

Ainda de acordo com o diretor-geral, a importância das melhorias do Núcleo Avançado de Tucuruí se estende também aos municípios de Breu Branco, Goianésia do Pará, Novo Repartimento, Pacajá e Tailândia. "Pela localização estratégica, o núcleo de Tucuruí atende a região sudeste, que precisa dos serviços periciais. Por isso, a reformulação do núcleo é importante para que esse trabalho seja feito nas melhores condições, para que sejam feitos com qualidade", completou Celso Mascarenhas.Helder descerra a fita de inauguração das melhorias no prédio da PCEPA, em Tucuruí: melhores condições de trabalho e atendimento

Valorização - Para a gerência do núcleo, a entrega das melhorias valoriza os servidores. "Os servidores de todos os setores, principalmente os peritos, precisam ter boas condições de trabalho, melhorias que outras gestões nunca tiveram a iniciativa de proporcionar. Agora, recebemos do Governo do Estado um núcleo renovado que vai oferecer essa qualidade necessária", afirmou Rodrigo Pinto, gerente do núcleo.

Para o secretário de segurança Ualame Machado, essa valorização se dá pela importância da PCEPA ao sistema de segurança. Por isso, nos últimos três anos, o Governo entregou as coordenadorias de Altamira, Castanhal e Marabá, e os núcleos avançados de Abaetetuba e Itaituba, assim como o Instituto Médico Legal (IML) e os núcleos de balística, papiloscopia e patrimônio, em Belém. "Os investimentos na Polícia Científica é porque sabemos o papel relevante que a perícia tem para a segurança. Por isso, não medimos esforços em trazer melhorias às coordenadorias e núcleos, assim como aparelhar esse importante órgão", declarou Ualame Machado.

“No início da gestão firmamos o compromisso de trazer essas melhorias a nossas unidades, assim como aparelhar a Polícia Científica. E, para isso, sempre tivemos o apoio do Governo, por meio da Secretaria de Segurança, para que essas conquistas fossem alcançadas”, concluiu o diretor Celso Mascarenhas.