Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Serviço de hemodiálise do Hospital Regional do Baixo Tocantins atenderá onze municípios

Entrega do governo do Estado fortalece o polo de saúde da região ao atender uma demanda histórica para garantir aos pacientes tratamento perto de suas famílias

Por Caroliny Pinho (SESPA)
26/06/2022 17h06

Governador com profissionais do Hospital Regional do Baixo Tocantins, em Abaetetuba, que agora oferta serviço de hemodiálise O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), entregou na manhã deste domingo (26) o serviço de hemodiálise no Hospital Regional do Baixo Tocantins – Santa Rosa, em Abaetetuba. O serviço atenderá os 11 municípios da região. 

Neste domingo (26), o governador no Hospital Santa Rosa, que agora atende uma demanda histórica do Baixo Tocantins “Hoje damos mais um passo decisivo de consolidação e no fortalecimento do polo em saúde para o Baixo Tocantins aqui em Abaetetuba. Já havíamos entregado o Hospital Santa Rosa, um sonho dessa comunidade e referência de atendimento para essa população do Estado, mas a hemodiálise era certamente uma demanda histórica que por muito tempo pacientes renais crônicos tiveram que se deslocar até Belém, saindo de suas casas e de perto de suas famílias, para lutar pela vida. Nesse momento entregamos o centro e garantimos a descentralização do atendimento, além de aproximá-lo da comunidade”, disse o governador Helder Barbalho. 


Centro de Hemodiálise tem 21 cadeiras e capacidade para realizar 1.638 atendimentos por mês, em Abaetetuba “Após a análise da nossa equipe técnica percebemos a necessidade da implantação de mais esse serviço na região, pois há uma grande demanda a ser atendida e mais uma unidade com esse serviço à disposição vai desafogar o atendimento que é realizado em outras regiões. Trata-se de uma estratégia de saúde que nós esperamos que alcance muitos paraenses, pois queremos levar saúde de qualidade onde a população precisa”, disse o secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho. 

O Centro de Hemodiálise terá 21 cadeiras e capacidade para realizar 1.638 atendimentos por mês. Para ter acesso ao serviço os pacientes deverão ser regulados via Sistema Estadual de Regulação e a expectativa é de que os primeiros iniciem seu tratamento já na segunda quinzena de julho, pois a unidade ainda está executando alguns protocolos da Vigilância Sanitária. “Esse é um projeto que vai beneficiar na verdade todos os municípios do Pará, pois há outras regiões que têm uma demanda alta de pacientes que precisam desse serviço. Ele será ofertado em três turnos e teremos consultórios para fazer a triagem. Trata-se de um projeto inovador no Pará”, disse Robson Rosa, que é diretor regional do Instituto Diretrizes, Organização Social responsável pela unidade. 

Luta - “Esse serviço é uma luta nossa há anos, então está sendo um sonho realizado. Os pacientes estão fazendo o tratamento em Belém e muitas vezes precisam se deslocar por até quatro horas, então tê-lo aqui não tem preço”, disse Belina Soares, Presidente da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará. 

Durante a cerimônia de entrega também houve a entrega de uma ambulância para o município de Abaetetuba, a assinatura de um convênio para aquisição de uma ambulância para o município de Igarapé-Miri, localizado na região do Tocantins. O investimento será de R$ 145,6 mil.  O governador também assinou o convênio para a revitalização do Hospital Municipal São Bento, em Abaetetuba. “Eu costumo dizer que não adianta o Hospital Regional estar bem se o hospital municipal não tiver capacidade de atendimento. Por isso, juntamente à prefeitura, nós estamos trabalhando para também fazer com que a estrutura municipal tenha capacidade de atender e o Hospital Santa Rosa seja a retaguarda”, completou o governador. 

Polos - Atualmente, no Pará, há 13 polos de atendimento em serviço de alta complexidade em Nefrologia sob gestão estadual, com oferta de serviço de Hemodiálise Ambulatorial, sediados nos municípios de Altamira, Belém, Bragança, Breves, Itaituba, Marabá, Marituba, Redenção, Santarém, Abaetetuba e Ulianópolis. Capanema e Tucuruí também possuem o serviço de hemodiálise ambulatorial nas Policlínicas.