Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo do Pará entrega nova Orla de Salvaterra, beneficia população e fomenta o turismo na região

Por Evaldo Júnior (SECOM)
27/06/2022 20h26

O arquipélago do Marajó ficou ainda mais bonito nesta segunda-feira (27), com a entrega da Orla à Beira-Mar da Praia Grande, no município de Salvaterra. Os 773 metros de extensão do espaço passaram por obras nos últimos meses e agora estão à altura de um dos municípios mais belos da região. A entrega foi feita pelo governador Helder Barbalho, que cumpriu agenda de trabalho na região na data de hoje. Além da sua comitiva, mais de 5 mil moradores acompanharam o ato. 

“A natureza fez deste lugar um dos mais fantásticos do mundo. Com esta obra, nós estamos embelezando ainda este município. Que o povo do Marajó, de Salvaterra possam ter um local de lazer, para as famílias passearem, para que os casais possam namorar. Isso aqui vai fortalecer o turismo, mais gente vem visitar Salvaterra, para gerar emprego, gerar renda, para poder mostrar o artesanato, a culinária regional. Eu quero festejar com à população esse momento especial”, disse o chefe do executivo estadual, governador Helder Barbalho. Helder também lembrou que em breve o governo do Estado também irá entregar o novo Terminal hidroviário da cidade.  

A obra foi executada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP), contemplou a urbanização com a construção de uma nova calçada com acessibilidade, espaço para a realização de eventos culturais, instalação da iluminação na orla e uma nova rede de drenagem e instalações hidrossanitárias, bem como a pavimentação asfáltica em toda extensão, brinquedos para a área infantil, equipamentos para a academia ao ar livre, rampa para prática de manobras de Skate e a estrutura de um Mirante, de onde se pode ter uma vista panorâmica de toda a orla. 

Morador de Salvaterra há mais de 15 anos, o comerciante Ricardo Santiago diz que a cidade merecia um presente como esse. “Viver no Marajó é muito bom. A gente se sente muito grato e satisfeito de ver o que está acontecendo. Com essa obra, agora, eu tenho certeza, absoluta, que o turismo aqui vai alavancar e muito mesmo. Porque ficou muito bonito mesmo. A gente se sente orgulhoso de morar numa cidade que tem uma orla muito bonita mesmo. E é muito gratificante. Já bati foto, filmei, mandei para meus amigos de São Paulo, do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, meus parentes são de Natal, uns amigos meus de Ananindeua, Belém, agora mês de julho prometeram encher lá em casa”, contou entusiasmado. 

Para a sua filha, a pequena Rebeca Santiago, de 12 anos, os novos brinquedos foram muito bem-vindos. “Eu adorei. Tenho certeza de que quando vier gente de fora, irão adorar. Porque eu achei maravilhoso. Antes não era muito bom, mas agora está bem bacana mesmo. Meus primos adoraram também, que eles vieram aí, meus parentes também tudinho vieram, adoraram. O que eu mais gostei foi o parquinho que é bem legal. Ontem eu vim eu me diverti bastante. Não tinha aquele caranguejo, não tinha aquelas coisas ali de Salvaterra. Não tinha basicamente tudo isso daqui que tem. Então agora está bem legal”, enfatizou. 

Ricardo Santiago e Rebeca Santiago A pequena cidadã ainda lembra que agora o dever da população é de cuidar. “As pessoas têm que ter cuidado para não jogar lixo, não ficar com som muito alto, porque isso é ruim. As famílias vêm pra cá pra se divertir e tá um som bastante alto, aí elas preferem ir pra outro lugar. Eu vou falar, ei, não joga lixo aí, preserva aí, por favor. Porque é pra todo mundo ficar aqui e se divertir e todo mundo tem que cuidar”, concluiu. 

Além da bela infraestrutura, o espaço contará com dois restaurantes e um quiosque que vão fortalecer e fomentar o comércio local e o turismo na região. Um dos quiosques pertence ao Olivaldo Melo Brito, que está convicto que o turismo irá melhorar.  “Para você ver como uma obra grandiosa dessa aqui, traz o turismo, melhora o turismo e para todos nós. Eu, por exemplo, vou empregar 12 pessoas. Então é aquela situação: você faz um investimento esperando um retorno, e esse retorno é garantido. Todo mundo sai ganhando”, disse.