Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo investe na área da Segurança Pública e qualifica o trabalho da PM

Aplicação dos recursos humanos e de novas tecnologias se reflete na queda de 75,7% do índice de crimes violentos em Belém

Por Dayane Baía (ARCON)
28/06/2022 12h16

Desde 2019, o Governo do Estado fortalece o sistema de segurança pública com foco na defesa da população diante dos históricos conflitos envolvendo o crime organizado em áreas urbanas e rurais do Pará. Como resultado, a cada ano, os crimes violentos letais intencionais são reduzidos. O trabalho é fruto da integração dos órgãos vinculados à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Os cinco primeiros meses de 2022 registraram queda de cerca de 48% em relação a 2018, nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Eles representam os crimes de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. No mesmo período, a capital, Belém, registra uma queda de 75,7%.

Com a atuação ostensiva, a Polícia Militar está na linha de frente do combate à criminalidade, conforme destaca o comandante da corporação, coronel Dilson Junior. “A reconstrução iniciada em janeiro de 2019 perpassa pela reconstrução e construção de novos quarteis da Polícia Militar, novos equipamentos adquiridos, sendo mais de 18 mil coletes, mais de 1.000 armas longas, pistolas, além da renovação e ampliação total da nossa frota de veículos tanto quatro rodas quanto duas rodas”, pontua o comandante da PM. 

Coletes mais leves e mais resistentes

A troca de coletes balísticos ocorreu em abril deste ano, um investimento de quase R$ 8 milhões. Desenvolvidos com tecnologia e tecidos mais resistentes, os novos coletes também são 30% mais leves em relação aos que eram usados em 2018, e têm maior durabilidade. Mais de 18 mil coletes balísticos de alta tecnologia, testados em nível internacional, foram adquiridos. Eles podem ser usados por até seis anos.

Os investimentos se traduzem no engajamento da tropa, como explica o coronel Orlandino, comandante do 2º Batalhão da PM. “Tudo isso faz com que o policial se sinta pertencedor, com o melhor espaço para trabalhar, sendo melhor remunerado na questão do reajuste salarial que finalmente veio. Além disso viaturas mais possantes, equipamentos melhores como o colete mais leve armamentos com melhores condições de manuseio e técnica”, destaca o coronel.

Para o 3º sargento Elinelson Santos e Silva, as transformações são sentidas no dia a dia. “As políticas de qualificação profissional, com curso técnico e disciplinar do uso da força e da arma de fogo mudaram a rotina do PM. Além disso, ainda tivemos a valorização salarial e profissional, sem falar no fornecimento de equipamentos de proteção individual, em quantidade e qualidade adequados, o que nos garantiu a reposição permanente, considerando-se o desgaste e o prazo de validade. Vale ressaltar os investimento em construções e reformas de novos Batalhões da PM, além da atenção à saúde do policial militar”, citou o agente. 

Novas tecnologias

A Segup assinou o contrato para aquisição de 16 novas câmeras de reconhecimento facial e de placas veiculares - utilizadas mundialmente – para o município de Altamira. Trata-se do sistema IRIS (Integração de Registros para Identificação de Suspeitos), que por meio de câmeras de videomonitoramento faz a leitura e análise da identificação facial e de veículos automotores, as quais já estão presentes em diversos municípios do Pará e têm contribuído com o trabalho das forças de segurança pública no enfrentamento à violência em todo o Estado.

O coronel Dilson Junior também destacou o aumento do efetivo. “Nossa defesagem é histórica de efetivo mas com esses 3 mil policiais, que ingressaram em março deste ano, nós pudemos recompor nosso efetivo, os alunos estão em fase de treinamento, mas já agora em setembro de 2022, formaremos a primeira turma e com certeza estaremos muito mais presentes em todo o território paraense e reduzindo o índice de criminalidade”, enfatiza.

Obras

Estão avançadas as obras da nova sede do 20º Batalhão da Polícia Militar (20º BPM), no bairro da Condor, em Belém, responsável por atender quatro bairros da capital. As novas instalações, modernas e adequadas para a acomodar a tropa, foram possíveis através de recurso do Fundo de Investimento da Segurança Pública (Fisp), gerido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, no total de R$ 1,5 milhão. 

O novo prédio contará com salas de administração, sala do comandante e subcomandante, espaços para acomodar a tropa, sala de instrução, banheiros, almoxarifado, depósito para arma, além de um extenso estacionamento para viaturas. Toda a estrutura estará pronta para abarcar o efetivo do batalhão, composto por 350 policiais militares e daí a importância de estrutura adequada com condições dignas para abarcar o volume de demandas.