Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESCENTRALIZAÇÃO

Câmeras de monitoramento entregues em Altamira ampliam a segurança pública no interior

Governador Helder Barbalho entregou os equipamentos com reconhecimento facial e de placas de veículos, e ressaltou a importância dessa tecnologia

Por Walena Lopes (SEGUP)
28/06/2022 13h20

As câmeras dispõem de tecnologia para identificar foragidos do sistema penal e placas de veículosDescentralizar os serviços públicos, aproximando o Estado da população em todas as regiões e facilitando o acesso à estrutura oferecida pelo Executivo. Em mais uma iniciativa dessa diretriz administrativa, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entregou nesta terça-feira (28), ao município de Altamira, na região Oeste, novas câmeras de videomonitoramento e inteligência artificial, com sistema de reconhecimento facial e identificação de placas de veículos. O investimento, que amplia os mecanismos de segurança pública, faz parte da estratégia de expansão do monitoramento pelo interior.Governador Helder Barbalho no Núcleo Integrado de Operações de Altamira, responsável pelo monitoramento

O governador também garantiu mais policiamento nas vias públicas de Altamira. Com a posse de mais policiais militares em setembro próximo, o efetivo da PM na região será duplicado.

Com mais de 117 mil habitantes e sediando grandes projetos de infraestrutura, que atraem milhares de pessoas de várias regiões e até de outros estados, Altamira convive com o aumento da pressão sobre os serviços públicos.

Combate à criminalidade - O governador Helder Barbalho, ao entregar os equipamentos, enfatizou que agora “as ruas de Altamira passam a contar com o sistema de monitoramento eletrônico para coibir a criminalidade, e com um detalhe a se destacar: essas câmeras farão a identificação de placas. Portanto, se tiver carro roubado, as câmeras irão identificar imediatamente”.

O chefe do Executivo estadual destacou ainda que “os equipamento também farão o monitoramento visual de quem estiver foragido do sistema prisional. O rosto do cidadão será identificado pelas câmeras de monitoramento com inteligência artificial, e assim haverá o alerta à polícia para fazer a captura daquele foragido do sistema penal que estiver circulando aqui, em Altamira. Isso é garantir maior segurança para a população”.O videomonitoramento é uma ferramenta essencial na prevenção e no combate à criminalidade

O prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, ressaltou o impacto positivo das políticas públicas executadas na região pelo  governo do Estado, em especial na área da segurança pública. “Agora vamos ter condições de fazer um sistema de segurança preventivo, colocando câmeras na entrada e saída da cidade para identificar melhor. Isso vai fazer com que a inteligência, tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Militar, possa se antecipar às ações dos criminosos. Essa entrega é de suma importância para a nossa cidade, para a região do Xingu e Transamazônica (BR-230). Mais uma vez agradecemos ao governo do Estado”, ressaltou o gestor municipal. 


Tecnologia
- As imagens registradas pelas câmeras serão monitoradas pelo Núcleo Integrado de Operações de Altamira (Niop), transmitidas e analisadas no Centro Integrado de Operações (Ciop), vinculado à Segup. As câmeras funcionam com o sistema Iris (Integração de Registros para Identificação de Suspeitos), que faz a leitura e análise da identificação facial e de veículos. Essa tecnologia já está presente em diversos municípios do Pará, contribuído para o êxito do trabalho das forças de segurança no enfrentamento à violência.

“Nossa gestão vem investindo muito fortemente na fiscalização e no monitoramento eletrônico, para que possamos rastrear e prevenir crimes não só na Região Metropolitana, mas em todos os municípios do interior. Com a inteligência artificial podemos contar com um potencial mais avançado de proteção e segurança no dia a dia”, disse o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.