Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO E LOGÍSTICA

Secretaria de Transportes investe nas estradas paraenses para Verão 2022

Rodovias estaduais recebem reforço nos serviços de manutenção e conservação nos trechos de acesso a balneários e praias

Por Kátia Aguiar (COHAB)
28/06/2022 13h55

Secretaria de Estado de Transportes (Setran) assegura a boa trafegabilidade nestas férias escolares de julhoA Operação Verão da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) garante estradas com trafegabilidade para o período das férias escolares de julho deste ano. As rodovias sob jurisdição do Governo do Estado  recebem reforço nos serviços de manutenção e conservação nos trechos de acesso a balneários e praias paraenses.

Segundo o titular da Setran, Adler Silveira, mesmo com o inverno atípico, com chuvas até o início de junho, a maioria das estradas receberam obras de conservação e manutenção, e outras ainda estão recebendo serviços para garantir o deslocamento seguro de quem vai passar as férias nos municípios que são rotas para praias, rios e igarapés.

Governo do Pará entregou a duplicação da PA-444 e da ponte sobre o Rio Sampaio, em Salinas “As estradas paraenses recebem serviços de conservação e manutenção de forma rotineira e preventiva durante o ano, no entanto, no período de férias escolares reforçamos o trabalho e, também deixamos equipes de sobreaviso para agirem de forma imediata em caso de qualquer problema nas estradas paraenses que são acesso aos balneários, nas quais, nessa época do ano, há trafegabilidade intensa”, pontua Adler Silveira.   

Tiveram serviços  de conservação a PA-124, que é acesso às praias do nordeste paraense, entre elas Salinópolis, assim como as estradas que chegam a Ajuruteua, Marudá e Crispim.

A PA-462, em Augusto Corrêa, também tem um circuito de igarapés e praias do oceano atlântico, e está com 50 por cento do asfalto pronto; o outro trecho está em obras.

Há equipes ainda em trabalho de manutenção na PA-442,  no trecho que vai de Nazaré à Derrubada, que é acesso a São João da Ponta, Maracanã e também é rota para Salinópolis.

Setran tem garantido a conservação das PAsPA-436, que é acesso aos municípios de Capanema e Bonito, as obras ocorrem no trecho do entroncamento da PA-124 até o entroncamento com a BR-316.

Equipes atuam também com tapa-buracos na PA-324, e na PA-124, nos trechos de acesso a Capanema e Santa Luzia e ainda na PA-112, que interliga as BR-308 e BR-316.  A PA-391, que liga a Região Metropolitana de Belém (RMB) à ilha do Mosqueiro também recebeu obras.

Há conservação e manutenção  na PA-140, que leva até roteiros como Bajaru, Vigia, São Caetano de Odivelas, Santa Antônio do Tauá, Santa Izabel do Pará, Inhangapi, Concordia do Pará  e Tomé-Açu.

Também há obra na PA-136, que leva os veranistas para os municípios de Inhagapi, Curuçá, Marudá, Marapanin e Terra Alta, bem como na PA-127, garantindo o acesso para São Domingos do Capim.

Sudeste estadual - Também estão em obras a PA-150, acesso às praias do sudeste paraense, como a praia da Tucunaré, em Marabá, e Colares, recebendo os serviços de conservação e manutenção. A PA- 279, acesso aos municípios de São Felix do Xingu, Tucumã, Ourilândia, Água Azul Norte e Xinguara –municípios bastante procurados, esta época de férias escolares, também está com obras de reconstrução.  
Baixo Amazonas- A Secretaria de Transportes iniciará serviços também de conservação na PA-457, oferecendo maior segurança e melhores condições de tráfego a quem se desloca para a vila balneária de Alter do Chão, distrito de Santarém.

Também está pronto o primeiro trecho do prolongamento da avenida Moaçara, em Santarém. Ao todo, serão 7,15km de asfalto no trecho entre a Santarém-Cuiabá e a PA-457, que liga a área urbana da cidade a Alter do Chão, distrito santareno conhecido como o Caribe brasileiro.