Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

População de Altamira será beneficiada pelos serviços oferecidos nas Usinas da Paz

Governador Helder Barbalho anunciou a construção de mais uma UsiPaz no Estado, em parceria com a Norte Energia

Por Paulo Garcia (SETRAN)
28/06/2022 14h33

Governador Helder Barbalho garante a construção de mais uma UsiPaz no interior do ParáComplexo multifuncional integrado ao Programa Territórios pela Paz (TerPaz),  uma das diretrizes do Governo do Pará de promoção de cidadania e segurança, a Usina da Paz também vai fazer a diferença na vida da população de Altamira, no Oeste do Pará. Em sua agenda de trabalho no maior município em extensão territorial do Brasil, o governador Helder Barbalho anunciou, na manhã desta terça-feira (28), a construção de mais uma UsiPaz, projeto inovador que já beneficia habitantes das regiões Metropolitana de Belém e Sudeste.

“É uma obra fantástica onde vamos ter mais de 80 tipos de serviços como esporte, lazer, cultura, empreendedorismo, saúde, educação. A ideia da Usina da Paz é chegar com todos esses equipamentos em bairros em que, historicamente, o poder público ainda não havia conseguido ofertar todas essas oportunidades para a comunidade, deixando-a  fragilizada. É o Estado se fazendo presente, em parceria com a prefeitura, para que a gente possa garantir à comunidade local qualidade de vida, infraestrutura urbana, prestação de serviço público, a fim de transformar a sociedade.”, informou o governador.

Durante o evento, foi assinado o Termo de Cooperação entre o governo do Estado e a Norte Energia, empresa responsável pela construção do empreendimento. A obra será realizada em um terreno doado pela Prefeitura de Altamira, de aproximadamente 15 mil metros quadrados (m²), localizado no assentamento São Francisco, entre os bairros Jatobá e Paixão de Cristo. Quando estiver em funcionamento, a UsiPaz atenderá oito comunidades do entorno, que sofrem os impactos da violência.

“Eu costumo dizer que a gente não consegue dar paz e combater a criminalidade sem a polícia, tem que ter polícia na rua, mas segurança a gente não faz só com polícia. A polícia tem que combater a criminalidade, mas se a gente não solucionar a condição social da comunidade, nós vamos continuar tendo problemas. Se não houver educação, saúde, oportunidades de emprego, de renda, de descobrir talentos com a cultura… nós vamos continuar com a nossa juventude se perdendo para o tráfico, para o crime e para isso tudo a gente precisa ter uma solução. E é por essa razão que a Usina da Paz chega para ser um braço do Estado, com serviços para melhorar a qualidade do território”, concluiu o governador durante o discurso para os moradores.Terreno onde será construída a Usina da Paz em Altamira

Qualidade de vida - Com o novo aparelho público, Altamira terá a oportunidade de vivenciar a redução da violência e a transformação social, por meio de ações integradas que promovem cidadania, saúde, segurança, qualificação profissional, esporte e lazer, abrindo portas para novas conquistas.

Esta será a 11ª unidade da UsiPaz no Estado. Já estão em funcionamento as Usinas da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua; Nova União, em Marituba, Cabanagem e Benguí, em Belém; Parauapebas e Canaã dos Carajás, na região Sudeste. Seguem em obras mais quatro unidades, nos bairros do Guamá, Jurunas e Terra Firme, em Belém e, em breve, em Marabá, também na região sudeste.

Assim como nas outras Usinas, serão ofertados diversos serviços gratuitos, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, capacitação técnica e profissionalizante, campo de futebol, quadra de areia, espaço para artes marciais (dojô) e atividades culturais, piscina, salas de audiovisual e inclusão digital, além de eventos e encontros direcionados à comunidade.