Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Central de Passagem para Presos de Baixa Relevância Criminal marca transformação do sistema penal em Altamira

Governador Helder Barbalho entregou a unidade, destacando as oportunidades de reinserção oferecidas aos custodiados

Por Governo do Pará (SECOM)
28/06/2022 18h17

A Central de Passagem, com um investimento superior a R$ 1 milhão, implanta novo padrão no ambiente carcerárioMais um importante investimento na área da segurança pública foi entregue à população paraense pelo governador Helder Barbalho nesta terça-feira (28), no município de Altamira, na região Oeste. A Central de Passagem para Presos de Baixa Relevância Criminal, com capacidade para 146 custodiados, foi implantada na área onde, até 2019, funcionou o Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRALT), desativado após um conflito envolvendo organizações criminosas. A obra, que representa um investimento de mais de R$ 1 milhão do Tesouro estadual, marca um novo momento para o sistema penitenciário da região.

Helder Barbalho na entrega da Central de PassagemA nova casa penal vai ofertar 146 vagas masculinas, das quais 138 em celas comuns e oito em salas de Estado Maior. Conta com sala de espera para advogados, salas de videomonitoramento, parlatórios, enfermaria, salas administrativas, salas de videoaudiência, estacionamento coberto e uma unidade da Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (Cime) e Circuito Fechado de TV (CFTV), que grava e visualiza, por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos, tudo o que acontece nas unidades prisionais da região. Os ambientes são todos climatizados.

Belchior Machado: recomeço pelo trabalhoDe acordo com o diretor de Reinserção Social da Seap, Belchior Machado, além de atividades educativas, a nova casa penal vai oferecer aos custodiados a possibilidade de trabalho na unidade produtiva de fabricação de blocos de concreto, que poderão ser utilizadas tanto no próprio sistema penitenciário como na pavimentação de ruas, por meio de parcerias com prefeituras da região. “As casas penais que oferecem essas atividades tendem, primeiramente, a diminuir o estresse dentro das celas, além de oferecer a possibilidade de uma ressocialização plena, já que os internos envolvidos nas ações normalmente saem do crime e não reincidem, uma vez que conseguem buscar outras possibilidades fora do sistema com a qualificação profissional que recebem”, informou.

Oportunidades - O governador Helder Barbalho destacou a importância dos projetos de trabalho e educação para a manutenção da ordem no sistema carcerário e, consequentemente, a redução nos índices de criminalidade. “Com um sistema penal forte e seguro, oferecendo condições de trabalho adequadas e oportunidades para os detentos, contribuímos decisivamente para controlar a criminalidade e reduzir os índices de violência”, afirmou.

Diretor Gecy Filho: maior segurança aos detentosJá o diretor da unidade, Gecy Alves Filho, explicou que os detentos que ocuparão a unidade são considerados de baixa relevância criminal, que cometeram crimes considerados mais leves, e ficarão separados daqueles considerados de maior periculosidade, uma estratégia desenvolvida nesta gestão para melhorar o ambiente carcerário. “Antes, esses presos eram colocados diretamente no cárcere com outros criminosos, favorecendo muitas vezes o maior envolvimento deles em organizações e atividades criminosas. Nessa nova estrutura, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) pode, ao mesmo tempo, dar maior atenção e uma segurança maior para esses custodiados”, disse o diretor.

Patricia Abucater, da Seap: "grande avanço"A diretora de Execução Criminal da Seap, Patrícia Abucater, destacou que as inovações na nova unidade. “Essa unidade, na verdade, foi totalmente reconstruída. Junto com ela, estamos entregando também a Cime, que é a nossa Central de Monitoramento Eletrônico. Hoje, as populações de Altamira e da região recebem também o monitoramento eletrônico dos presos, sejam provisórios ou condenados, o que é um grande avanço para o sistema de segurança pública como um todo”, frisou.

Governador na área interna da nova unidade do Sistema Penitenciário do ParáPadronização - O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Samuelson Igaki, ressaltou a padronização dos procedimentos de todas as unidades prisionais como um grande avanço desta gestão. “Aqui, em Altamira, ou em qualquer lugar, os procedimentos são os mesmos, que é uma forma de mantermos todo o sistema seguro. Estamos trabalhando para que as pessoas privadas de liberdade tenham oportunidades de reinserção, com disciplina e procedimentos”, ressaltou o titular da Seap.

A servidora Irani Leal, 57 anos, trabalha há quase 20 anos no sistema penitenciário de Altamira, e disse que agora quase nem reconhece o ambiente de trabalho. “Hoje, depois de tantos investimentos e tantas mudanças para melhor, temos prazer em exercer a nossa profissão. Somos respeitados, e eu gosto muito do meu atual ambiente de trabalho. Quem viveu o antes e depois, sente orgulho”, garantiu a servidora.

Texto: Elck Oliveira - Ascom/Seap