Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Uepa realiza Inova Day que abordou temas como empreendedorismo e inovação 

Por Governo do Pará (SECOM)
28/06/2022 20h45

Aproximar o público de iniciativas inovadoras, por meio da exposição de startups e incentivar o conhecimento com uma programação de palestras foi o objetivo do Inova Day, evento realizado no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), durante toda a terça-feira, 28.

A mesa de abertura contou com a presença da vice-reitora da Uepa, professora Ilma Pastana, que falou sobre diversos projetos relacionados à inovação, que estão sendo desenvolvidos na universidade e destacou que é “inegável o investimento do governo na Uepa, junto com as secretarias,no setor do empreendedorismo, junto com o apoio de instituições como o Sebrae e a Fecomércio, que  reconhecem a importância da Universidade” e estavam representadas por Sebastião Oliveira Campos, durante a cerimônia inicial, juntamente com Frederico Bicalho, vice-diretor do CCSE, e Natácia Silva, coordenadora do evento.

O diretor-presidente da Fapespa, Marcel Botelho , destacou que “mais de 40 milhões nas serão investidos ações de inovação e empreendedorismo até o final do ano em todo o Pará”. Para ele, hoje é um dia para marcar os conjuntos de ações desenvolvidas ao longo do ano, em todos os âmbitos.

“É preciso desmistificar a ideia que dentro da academia se faz a pesquisa e o resultado fica dentro da biblioteca”, apontou Adejard Gaia, secretário adjunto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) ao enfatizar que as ações criadas dentro da universidade podem contribuir com a estrutura produtiva do estado do Pará.

Durante a programação, empreendedores com start ups tiveram a oportunidade de conversar com o público para compartilhar as ideias de suas respectivas empresas. Daniel Leite Jr divide o seu tempo como servidor público e a NFT Collector’s Clube, um empreendimento que tem como missão “auxiliar a comunidade de artísticas do estado do Pará a terem rendas múltiplas, vendendo obras de arte da NFT”. De olho no futuro, ele incentiva e assessora artistas interessados em comercializar as suas obras em um novo mercado digital.

“Abraçar o empreendedorismo é um  desafio grande. Através do empreendedorismo podemos mudar, transformar e melhorar a vida das pessoas, além de solucionar problemas”, aponta Natácia Silva, coordenadora da programação. Na ocasião, ela também apresentou os novos investimentos da Uepa na área de inovação e empreendedorismo, como a implementação do Laboratório de Inovação Aplicado aos Problemas Regionais, aberto para a comunidade para estimular a novas criações e experimentações.

Ao final do evento, os alunos e demais presentes puderam participar do Desafio Inova Day em que grupos de até quatro pessoas poderiam propor ideias criativas, para solucionar problemas sociais, ambientais e econômicos, conforme os objetivos de desenvolvimento sustentável, permitindo que a universidade contribua com ideias que se convertam em intervenções positivas na sociedade. Os ganhadores dos três primeiros lugares foram Isis Santa Rosa, com o projeto “Costura Afroreligiosa”, Raissa da Silva e Janaína Lemos, com o projeto “Reobra - aplicativo de aproveitamento de materiais de construção entre obras” e a equipe de Caio Augusto da Silva, Vinicius Cavalcante Santana, Matheus castro Batista e Sanderson Bruno Silva Falcão com a “Criação de uma barra proteica a base de farinha de inseto na alternativa de combate à fome“ receberam prêmios de  mil, quinhentos e quatrocentos reais, respectivamente.

Texto: Marília Jardim