Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PORTOS E HIDROVIAS

Governo entrega Terminal Hidroviário de Alenquer e beneficia cerca de 60 mil habitantes do município

Por Bruno Magno (SEOP)
28/06/2022 21h13

Cerca de 60 mil habitantes de Alenquer, no Baixo Amazonas, foram beneficiados com a reconstrução do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas do município - Sábato Antônio Vallinoto - inaugurado na noite dwsra terça-feira (28), pelo Governo do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). No total, o Estado investiu mais de R$ 4,5 milhões no equipamento público, que se junta aos outros nove portos já em operação na região. 

“Muito feliz em estar aqui hoje entregando essa obra. Alenquer ficou sem um terminal por 12 anos, nós hoje estamos devolvendo para Alenquer um local adequado, com acessibilidade, para que as pessoas que aqui chegam ou daqui partem possam estar num lugar digno para as pessoas, com acessibilidade, e também para o escoamento da produção, para a chegada dos produtos na cidade”, disse o governador Helder Barbalho, que esteve na entrega do porto e conheceu a nova estrutura. 

Localizado na orla da cidade, às margens do rio Surubiú, o novo porto será administrado pela Prefeitura de Alenquer e estava interditado há 12 anos por problemas estruturais identificados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão federal que regulamenta esses espaços. Somente na atual gestão a obra foi reuniciada, e agora, concluída pelo Governo do Pará, por meio da CPH.

Agora, o terminal conta com cadeiras confortáveis, banheiros masculino, feminino e pessoas com deficiência, carrinhos para bagagens, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, TV e bebedouro. 

O novo terminal também ganhou rampa metálica biarticulada coberta e flutuante coberto, para embarque e desembarque de passageiros, equipamentos que o antigo porto não possuia. O equipamento conta com Estação de Tratamento de Esgosto (ETE), além de sinalização, acessibilidade e paisagismo.  Este é o décimo porto entregue pelo Estado na região do Baixo Amazonas.

“Depois de 12 anos, a cidade de Alenquer recebe uma obra moderna, que proporciona mais conforto e segurança para os usuários, mas também potencializa o turismo na região e o escoamento de produção. Esse é o décimo terminal hidroviário da região do Baixo Amazonas entregue pelo Governo do Estado para melhorar a vida das pessoas", destaca Abraão Benassuly, presidente da CPH. 

Para José Cláudio da Silva Sousa, de 57 anos, morador de Alenquer, o novo porto significa desenvolvimento para cidade, que por muito tempo, não dispunha de um local adequado para receber os usuários. “Ficou muito bonito, o nosso governador está de parabéns. Ele é um cara de coragem, esse porto estava parado há muito tempo, e agora, a obra saiu. Nós nem tinhamos mais esperança que isso ia acontecer, mas agora deu tudo certo”, conta ele. 

José ClaudioA mesma opinião é compartilhada pelo operário Adonias Coelho Sá, de 38 anos, também
morador de Alenquer, que foi encarregado pelas obras de reconstrução do porto. “Foi uma correria grande estar aqui e fazer o nosso trabalho, que foi de qualidade. Como todos estão vendo ai, conseguimos finalizar a obra . Para mim foi uma satisfação imensa estar a frente desse serviço, mas não só para mim quanto para todos os funcionários que estavam empenhados fazendo os serviços. Nós geramos quase 40 empregos, com 80% da mão de obra de Alenquer, então todos estão de parabéns”, explica ele. 

Prefeito de Alenquer, Tom Farias, destacou a parceria entre Estado e prefeitura para desenvolver o município, principalmente a partir do novo porto. “Hoje é um dia importante, simboliza toda a parceria com o governo, já que resgata um antigo sonho do alenquerense com esse porto, que tem uma beleza única. Essa obra tem uma importancia economia e estratégica, é um belo porto que vai trazer desenvolvimento econômico. De fato, é um governador que anda por todo o Pará e o povo alenquerense comemora essa conquista”, disse ele.