Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO

Técnicos da Adepará participam de capacitação voltada ao Programa Nacional de Saúde das Abelhas

Treinamento visa preparar os profissionais nas ações para inspeção, colheita e transporte adequados das amostras oriundas de colmeias de abelhas

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
29/06/2022 10h46

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) está participando, por meio de fiscais agropecuários que integram o Programa Estadual de Saúde das Abelhas (PESAb), de capacitações voltadas aos profissionais que atuam nos Sistemas de Saúde Animal direcionados à saúde das abelhas.

O curso está sendo realizado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (Iagro) no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande. O treinamento visa preparar os profissionais tecnicamente nas ações necessárias para inspeção, colheita e transporte adequados das amostras oriundas de colmeias de abelhas Apis melífera africanizadas e abelhas nativas silvestres sem ferrão.

As capacitações ocorrem em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), e complementam, de forma presencial, os temas abordados no Treinamento virtual para atuação do Serviço Veterinário Oficial no Programa Nacional de Saúde das Abelhas, da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (ENAGRO). As aulas práticas iniciam nesta quarta (29), quando será utilizado o apiário e meliponário da UFMS.

Para a médica veterinária Márcia Penna, da Gerência Estadual do Programa Saúde das Abelhas da Adepará , que participa do evento em Campo Grande, o treinamento vai capacitar o corpo técnico da Agência para atuar na vigilância sanitária da cadeia apícola em todo o Pará.

“Com esse treinamento vamos atuar de forma mais eficiente na prevenção de doenças e efetuar o controle sanitário dessa cadeia produtiva para que os produtores possam ganhar mais mercados e exportar com segurança mel e seus derivados”. 

Texto: Rosa Cardoso/Ascom Adepará