Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Estado entrega Centro de Recuperação em São Félix do Xingu

Unidade tem 128 vagas e, também, está disponível para custodiados de Ourilândia do Norte, Água Azul do Norte e Tucumã

Por Bruno Magno (SEOP)
29/06/2022 13h36

Para fortalecer a segurança pública na região do Xingu, o Governo do Estado entregou na manhã desta quarta-feira (29) , o Centro de Recuperação Regional de São Félix do Xingu, um investimento de mais de R$ 5,7 milhões. A nova casa penal conta com 128 novas vagas masculinas, além de celas especiais para pessoas com deficiência e celas individuais.

“Nós temos feito muitos investimentos em São Félix nas áreas da saúde, educação, entregando escolas, investindo nas estruturas de saúde , a ponte sobre o rio Fresco, avançando nas obras. Mas também é fundamental que possamos reforçar a segurança pública , por isso entregamos a delegacia da Taboca e agora estamos entregando um batalhão , com sua nova sede, e junto ao batalhão, os órgãos do Corpo de Bombeiros . Isso permite a ampliação dos efetivos dos órgáos de segurança. Hoje, podendo entregar cerca de 16 anos depois, uma obra que foi assinada em 2006, obra parada, estamos entregando esse centro de recuperação para criar 128 novas vagas . Isso garante que, juntos com outras unidades, possamos fazer a região sul do Pará, esteja com oferta adequada para o sistema penal“, disse o governador Helder Barbalho, que esteve na cerimô nia de entrega do Centro.

A unidade prisional, construída por meio de uma parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), foi dotada de espaços de recepção; depósito; direção; sala de monitoramento eletrônico; apoio administrativo; sala de advogados; parlatórios; consultórios médico e odontológico; ambulatório; sala de vídeo audiência; sete celas individuais; uma cela para pessoa com deficiência; 20 celas coletivas; solário; alojamentos feminino e masculino; copa; refeitório, entre outros. O Centro de Recuperação também conta com Estação de Tratamento de Esgoto e guaritas de muralha. 

“O Centro tem capacidade para 128 detentos masculinos, logados em seis blocos. Vamos receber os detentos que respondem pela comarca de São Félix do Xingu e municípios adjacentes como Ourilândia do Norte, Água Azul do Norte e Tucumã. Essa unidade é um projeto iniciado em 2006, agora demos andamento na obra, então essa unidade é uma das duas que existem no Estado. É uma unidade muito segura, a exemplo da que existe em Breves”, disse João Barbosa, diretor de administração do Sistema Penitenciário do Pará.

O município de São Félix do Xingu está localizado em uma área onde, até então, não havia nenhuma unidade prisional, obrigando que os presos da região fossem transferidos para Belém, Redenção ou Marabá, gerando muito mais custos para o Estado. Com a instalação da nova casa penal, o sistema carcerário paraense será desafogado e os internos terão condições mais dignas de vida, além do próprio sistema de segurança pública ter melhores condições de logística para o abrigo desses detentos.

“O Governo do Estado tem se mostrado presente em nosso município , com muitos investimentos, de mais de 100 milhões nos municípios, a exemplo da Ponte do Rio Fresco, compra de maquinários, assistência para agricultores, escola no distrito da Taboca, enfim, isso é muito importante saber que o Governador se preocupa com todos os municípios, não só São Félix. Agora , com esse presídio, vamos dar oportunidade para os detentos se ressocializare e ficarem mais perto de seus familiares”, destacou o prefeito de São Félix do Xingu, João Cleber.